Leviathan (2014)

Leviathan (2014)

leviathan

leviathan_poster1

  • Realizado por: Andrey Zvyagintsev
  • Com: Elena Lyadova, Vladimir Vdovichenkov, Aleksey Seebryakov
  • 141 Minutos
  • English: british-flag

Aclamado pela crítica como um dos melhores filmes estrangeiros do ano passado e vencedor do Globo de Ouro e do prémio de Melhor Argumento no Festival de Cannes, Leviatã é um olhar poderoso e devastador sobre a corrupção na Rússia. O filme de Andrey Zvyagintsev é um trabalho controverso que convida os espetadores a testemunharem como funciona a justiça numa das nações mais poderosas do mundo e que permite verificar a necessidade de uma mudança imediata nos valores, hábitos e costumes de uma sociedade em que a justiça é apenas uma realidade para os mais ricos e influentes. Uma realidade cruel vivida por um homem pobre inocente que se vê no meio de uma decisão inacreditável e chocante onde se verifica a influência do dinheiro nas nossas vidas e a forma como somos impotentes perante pessoas capazes de tudo pelo bem dos seus negócios.

No meio de uma pequena cidade perto do mar, numa região visitada frequentemente por baleias, vive uma família normal composta por Nikolai, Lilya e Romka, atormentados por um presidente corrupto que deseja ficar com todo o terreno de Nikolai, destruindo tudo o que este construiu. Com a polícia, a igreja e os tribunais contra Nikolai, este decide chamar um amigo do exército que vive em Moscovo e que estudou direito. Contudo, ao decidirem lutar contra o sistema e ao procurarem proteger tudo aquilo que o presidente procurava tirar das mãos de Nikolai, depressa vão descobrir que na Rússia o caminho dos homens está não mão de uma elite corrupta que tudo faz pelo poder e pelo dinheiro.

Enquanto alguns podem vê-lo como um retrato um tanto ou quanto exagerado, acreditando que a Rússia não está assim numa situação tão má, é fácil encontrar opiniões de pessoas que vêm a descrição de Zvyaginsev como sendo bastante precisa, ao tratar temas como o papel da igreja corrupta em diversos negócios e a previsibilidade de um sistema legal que decide sempre a favor das elites… Seja qual for a nossa opinião, é impossível discordar que Leviatã é uma descrição fantástica da corrupção a nível mundial. Baseado na história de Marvin Heemeyer, um homem do Colorado, esta é uma história chocante que provoca as pessoas ao representar um mundo e uma realidade que se aproximam bastante das nossas vivências, em que não existe transparência e em que a justiça é um direito de apenas alguns. Com intrepretações de qualidade de Elena Lyadova, Vladimir Vdovichenkov e de Aleksey Seebryakov, Zvyaginsev retrata de uma forma interessante uma luta contra uma sociedade corrupta dominada por injustiças. A dôr que Nikolai sente enquanto vê o trabalho da sua vida a ser destruído graças a uma ambição desmedida de um presidente e à indiferença pela opinião da sua mulher que me levou a julgá-lo de diversas formas ao longo do filme. Ao mesmo tempo que me senti cativado e absorvido pela luta de Nikolai, houve também espaço para sentir algum desagrado pela forma como este tratava a sua mulher que estava apenas cansada de viver com medo.

Ainda que Lilya compreenda a dôr do seu marido, ela é uma vítima constante de maus tratos pelo filho de Nikolai que continua incapaz de a aceitar na sua vida. As personagens lidam com emoções fortes ao longo de todo o filme que se tornam insuportáveis quando um homem corrupto se prepara para trazer o inferno às suas vidas, tornando assim Leviatã num dos filmes mais duros e mais difíceis que tive a oportunidade de ver até hoje. Leviatã aproveita-se dos nossos medos numa forma provocadora, ao desafiar os espetadores a mudar um mundo em que parte dos valores morais estão perdidos e é chocante na medida em que estamos a permitir que tudo isto aconteça, chegando a um ponto em que a justiça é selectiva e não universal. Intenso, brutal e violento, Leviatã é um trabalho fantástico, devastador, puro e desafiante, tornando-se numa verdadeira luta contra o poder.

stars_14

Páginas: 1 2



0 thoughts on “Leviathan (2014)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.