Um marco no ciclo de festivais nacionais e uma revelação a nível internacional, que tem vindo a demonstrar o seu mérito e vontade de inovar, o Lisbon & Estoril Film Festival comemora este ano a sua décima edição! São 10 anos de muito cinema, filmes, retrospectivas e ciclos que vão ser celebrados numa grande festa ao longo de 10 dias agitados entre Lisboa e Cascais. O festival assume como objectivo principal celebrar a relação entre o cinema e as restantes artes e estabelecer um diálogo com os assuntos e tópicos dos dias modernos.
Aqui conhecemos grandes nomes de origens diversas, entre os quais se destacam os realizadores Jim Jarmusch, Emir Kusturica, o poeta sírio Adonis e uma homenagem à cineasta Teresa Villaverde. Garantidos estão também Gérard Depardieu e Monica Bellucci, numa homenagem habitual ao cinema com o encanto de Lisboa como plano de fundo. As presenças destes convidados são o complemento ideal à exibição de filmes e a uma série de eventos que irão ter lugar durante o festival. O actor francês, Depardieu, estará presente na estreia mundial do seu último filme, O Divã de Estaline, em conjunto com a realizadora Fanny Ardant, enquanto que Kusturica vê o seu último filme, On the Milky Road, ser apresentado no festival e Monica Bellucci vai falar sobre a sua carreira aquando da apresentação do filme Malèna.
A homenagem do realizador Jean-Luc Godard, o mestre da Nouvelle Vague é outro dos grandes pontos do programa, com uma retrospectiva da sua obra, que conta com cerca de uma centena de filmes, destacando-se também exposições e o lançamento do novo livro do poeta sírio Adonis, O Arco-íris Do Instante.
COMPETIÇÃO LEFFEST 2016
É uma das secções mais imponentes do festival. A secção competitiva do LEFFEST vê a sua importância na diversidade da selecção de filmes, a nível internacional, que procura englobar filmes de grande qualidade de realizadores de origens também diversificadas. Este ano a secção conta com:
American Honey – Andrea Arnold
Bangkok Nites – Katsuya Tomita
Christine – Antonio Campos
Dogs – Bogdan Mirica
Elle – Paul Verhoeven
El Futuro Perfecto – Nele Wohlatz
Harmonium – Kôji Fukada
Big Big World – Reha Erdem
Little Men – Ira Sachs
Nocturama – Bertrand Bonello
The Last Family – Jan P. Matuszynski
The Last of Us – Ala Eddine Slim
Sand Storm – Elite Zexer
Fora da competição e das homenagens e ciclos de cinema, temos as sessões de antestreia, de abertura e de encerramento, onde se destaca o novo filme de Mel Gibson, o filme de Ewan McGregor, Uma História Americana, o filme de David Mackenzie que esteve em grande destaque no circuito internacional, Hell or High Water e a antestreia nacional do filme Animais Noturnos que junta Amy Adams e Jake Gyllenhaal num thriller intenso.

Os espetadores poderão contar com um programa variado para interesses e gostos diferentes (consulte aqui o programa completo), do qual destacamos algumas das sessões mais aguardadas. De estreias a filmes em competição, durante 10 dias a agitação em Lisboa é garantida.
SESSÃO DE ABERTURA
O Herói de Hacksaw Ridge – Mel Gibson – 2016
O novo filme de Mel Gibson foi escolhido para fazer as honras da casa, numa sessão de abertura que promete ser verdadeiramente emocionante com a história verídica de Desmond Doss, o homem que slvou 75 homens na batalha mais sangrenta da 2ª Guerra Mundial, incapaz de transportar uma arma, acreditando na justiça da guerra mas não no homicídio. Uma homenagem viva que será exibida no primeiro dia do festival (04 de Novembro) pelas 21h30 no Cinema Medeia Monumental!
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Animais Noturnos – Tom Ford – 2016
Para fechar as honras do festival, ficamos com o chocante e assombroso thriller Animais Noturnos, da autoria de Tom Ford, que promete chocar os espetadores com uma história intensa, romântica e íntima sobre crueldade e vingança, que conta com as interpretações de nomes como Amy Adams e Jake Gyllenhaal. Em exibição no Domingo, dia 13 de Novembro pelas 20h00.
Está assim feito o convite para uma grande festa, onde o cinema é o grande destaque! O Panda’s Choice vai estar por lá para vos dar um pouco daquilo que é a euforia de um dos grandes festivais do circuito nacional. Bons filmes!