A Most Violent Year (2014)

A Most Violent Year (2014)

a-most-violent-year-541ea1efc325f

A-MOST-VIOLENT-YEAR-poster

  • Realizado por: J. C. Chandor
  • Com: Jessica Chastain, Oscar Isaac
  • 125 Minutos
    • English: british-flag

Como um filme que retrata o crime e a corrupção na cidade de Nova Iorque durante o Inverno de 1981, é muito difícil de assistir a Um Ano Muito Violento sem reparar nas semelhanças com a realidade actual com toda a gente a desejar o controlo absoluto numa ambição movida por inveja que se começa a tornar nalgo doentio e capaz de corromper os valores morais da sociedade… Quando olhamos para Um Ano Muito Violento é claro que pouca coisa mudou desde então e que a sociedade continua a ser controlada pela corrupção, pelo poder e pelo dinheiro. E é neste cenário que põe toda a gente em perigo que um emigrante bem-sucedido, Abel Morales (Oscar Isaac), tenta expandir o seu negócio de uma forma rápida e perigosa, sob o olhar de todos os seus concorrentes. Com a vida da sua família em risco e com a violência a espalhar-se como fogo, Abel tem de cobrir o passado negro do seu negócio enquanto lida com a polícia e com as ameaças dos seus concorrentes. Esta é então a história de um homem que dá o seu melhor para proteger a sua família e tudo o que construiu numa luta contra o crime e contra o tempo.

Em Um Ano Muito Violento, o espetador é convidado a visitar um conceito semelhante ao dos filmes de gangsters dos anos 70 enquanto assiste a duas incríveis interpretações de Oscar Isaac e de Jessica Chastain. Com um ritmo um pouco lento, uma energia agressiva a preencher o ambiente e uma história sobre poder, é praticamente impossível julgar o filme duma forma negativa. As personagens estão constantemente a desenvolver a sua personalidade enquanto fazem o seu próprio julgamento quanto à série de violentos eventos que ocorrem e J.C. Chandor faz um fantástico trabalho ao aproveitar-se desta imprevisibilidade para tornar as coisas mais interessantes. Graças às interpretações da grande dupla de actores Isaac/Chastain, a grande história de Um Ano Muito Violento torna-se numa grande experiência.

Oscar Isaac veste a pele de um homem de negócios podersoso cuja ambição o força a fazer uma jogada arriscada que pode colocar a sua companhia numa posição importante de um mercado altamente competitivo. Contudo, com os níveis de violência a aumentarem como nunca e com a segurança dos seus empregados e família em risco, o que podia ser um mês difícil acabou por se transformar num autêntico pesadelo. Com um constante medo de perder o império que construiu, Oscar dá então vida a uma personagem metódica que não aceita a violência como um meio e que procura derrotar as adversidades com uma postura segura, sempre sem desistir dos objectivos e sem ceder às pressões constantes da família e amigos. Abel é um homem poderoso, cujas características psicológicas elevam a intensidade do filme num nível que é raro de ser visto no cinema moderno, ao demonstrar confiança e integridade quando os seus pensamentos são completamente dominados por medos e incertezas. A sua mulher, Anna, interpretada pela talentosa Jessica Chastain, é uma personagem mais emocional que está disposta a tudo para proteger todos aqueles que ama. Tal como Abel, é uma personagem influente no meio e poderosa que compreende a dinâmica do negócio e que dá um enorme contributo às decisões de Abel. Contudo, enquanto o marido permanece calmo e focado mesmo nos momentos mais difíceis, Anna regae aos seus medos numa forma mais desesperada e natural. Graças a estas características, a relação entre Abel e Anna demonstra sempre desenvolvimentos interessantes acompanhados por um debate peculiar sobre a melhor forma de combater a violência que os atinge.

Um Ano Muito Violento torna-se assim num grande filme que captura a essência do género com uma história intensa que nunca perde o impacto e que culmina numa forma marcante e explosiva, servindo como conclusão à teoria de Abel sobre a necessidade de evitar o uso da violência.

stars_14

Páginas: 1 2



0 thoughts on “A Most Violent Year (2014)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.