Tomorrowland: Terra do Amanhã (2015)

Imagine um mundo onde as mentes mais brilhantes são capazes de fazer qualquer coisa sem verem os seus sonhos esmagados pela ignorância da sociedade… Um mundo perfeito, onde nada é impossível… Bem, este é o convite que Brad Bird nos oferece quando vemos o seu filme mais recente, Tomorrowland: Terra do Amanhã, um conceito incrível com uma enorme ambição que tinha o potencial para se tornar na próxima big thing do repertório da Disney. Tomorrowland é sobre nunca desistirmos dos nossos sonhos e ideias, e sobre a importância de fazer algo para tornar o nosso mundo num lugar melhor… Uma mensagem relevante para a geração jovem dos dias de hoje.
Infelizmente, este futuro ainda está muito longe do nosso alcance e a realidade é que estamos presos a um mundo controlado por dinheiro, ganância e política em que a ignorância prevalece enquanto testemunhamos o fim do mundo em que vivemos dia após dia. É no meio desta falta de esperança que conhecemos Casey Newton, uma jovem brilhante e ambiciosa, que está constantemente a tentar mudar as coisas. Acompanhada por Frank Walker, um homem que passou parte dos seus anos de infância em Tomorrowland com o seu instinto inventor, os dois vão viajar para aquele lugar místico que existe algures no espaço e no tempo para salvar o mundo de um fim eminente.
Ainda que seja bastante agradável ver o elenco jovem a interagir com George Clooney e Hugh Laurie em performances cativantes que enchem o ecrã com uma energia agradável que se prende ao espectador, Tomorrowland nunca se torna no filme incrível que o espetador poderia esperar depois de um início verdadeiramente empolgante. O ritmo da história fica mais lento e o filme perde grande parte do impacto impacto nos momentos finais com um enredo que perde a sua força e sentido por breves momentos. O futuro incrível que Brad Bird nos introduz no início depressa se torna num sonho e mesmo que algumas das cenas do mundo real sejam emocionantes, o filme não aproveita o seu verdadeiro potencial.
Com incríveis efeitos visuais e uma mensagem poderosa de esperança, Tomorrowland é uma missão para salvar o nosso mundo, onde a imaginação e os sonhos são as armas mais poderosas. As interpretações cativantes de um elenco jovem e todo o conceito da história tornam o filme especial mas existem pontos negativos a considerar o que é um pouco lamentável tendo em conta que o filme apresenta uma enorme ambição e procura distanciar-se imenso dos blockbusters de hoje em dia. No entanto, não posso deixar de afirmar que o filme é uma agradável aventura que promete divertir toda a família. No fim de contas, Tomorrowland fica um pouco aquém de ser a incrível aventura que poderia ter sido, mas não deixa de ser um filme divertido com um conceito e ambição notáveis… Uma viagem a um lugar onde os sonhos se tornam realidade e onde nada é impossível.
“Tomorrowland – Terra do Amanhã”: 4*
É um filme bastante bom, portanto recomendo que vejam este filme.
Cumprimentos, Frederico Daniel.
PS, é um filme para sonhadores xP
🙂