Crítica : Prémio MOV/MOTELx | Miami (2015)

Falo agora de uma curta, cujo tema é talvez o mais atual e realista entre os candidatos ao prémio… É uma curta que pode muito bem ser um alerta a um dos grandes problemas da sociedade e em que o Terror está assente numa perigosa obsessão pela fama.
MIAMI
um filme de Simão Cayatte
Cenário: O sonho de Raquel é ser famosa… Seja porque razão for, o que ela quer é ser reconhecida por todos e não tem problemas com o caminho a tomar para chegar ao objectivo. O problema deste sonho é que depressa se torna numa perigosa obsessão fora de controlo.
Prós: Miami retrata uma realidade não muito distante daquela em que vivemos, sobretudo com as redes sociais e as famosas lutas pelos segundos de fama. Os jovens querem ser famosos e este filme explora os riscos e os perigos deste sonho. Porque sonhar não tem problema mas há que ter em conta a forma como queremos concretizar esses mesmos desejos. Por este motivo, é bem claro o potencial da história e a forma como esta representa um alerta às novas gerações. A personagem principal tem aqui um papel fulcral ao mostrar a sua ambição desmedida e a forma como se imagina no futuro.
Contras: A história tem um começo e uma premissa fortes mas cai um pouco no ridículo ou no exagero mais perto da conclusão. A atriz principal não esteve totalmente à altura da personagem principal mas há que ter em conta que esta não é de fácil de compreender. A forma como se representa a juventude no filme é também exagerada criando-se situações sem sentido.
Trailer:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=zjhaTagO5VI]