★★★, Críticas, Estreias da Semana, Português, Reviews, Weekly Bamboo
Leave a Comment

Crítica | Feliz Dia para Morrer (2017)

  • De: Christopher Landon
  • Com: Jessica Rothe, Israel Broussard, Ruby Modine
  • 1h36min

Mas onde é que eu já vi isto? Feliz Dia para Morrer é a conjugação do horror ligeiro de slashers juvenis (como é o caso de Scream e de Sei o que fizeste no Verão passado) com o enredo que se repete vezes e vezes sem conta de filmes como Groundhog Day e Edge of Tomorrow. Ainda este ano, uma premissa semelhante sem o tom mais obscuro e agressivo, foi apresentada em Antes de vos Deixar, um teen drama em que um trágico acidente leva uma jovem a refletir dia após dia nas suas acções e forma de pensar, motivando-a a tornar-se numa pessoa melhor. São estes clichés na moral da história e em muitas das peripécias que tornam este género mais previsível e insonsso. Todos nós conhecemos a típica fórmula dos filmes de adolescentes que passam na televisão aos fins de semana e, Feliz Dia para Morrer, não é uma exceção neste aspecto. Não deixa de ser curioso que no mesmo ano dois filmes comerciais para o público mais jovem tenham como temática principal, o labirinto temporal de Groundhog Day, no qual Bill Murray dá vida a uma das suas mais mediáticas interpretações. Ao contrário do drama interpretado por Zoey Deutch, este slasher apresenta-se com um tom mais ligeiro, cómico e satírico, chegando a fazer referências às semelhanças com outros títulos (como é o caso do filme de Bill Murray). Fica claro para o espetador, ainda no inicio do filme, que Feliz Dia para Morrer é um filme com um objectivo concreto e definido e o resultado final é tanto divertido como agradável.

Resultado de imagem para happy death day

A história aqui é a de uma jovem que se vê presa no seu dia de aniversário, ao ser assassinada constantemente por um assassino com uma máscara de bebé. A jovem, interpretada por Jessica Rothe, é o ponto forte que faz toda a história ser mais divertida e apelativa, numa interpretação pessoal que carrega o filme quer nos momentos mais cómicos e tolos como nos momentos mais pesados. Por entre alguns jump scares mal realizados, que depressa perdem o efeito e que parecem algo forçados e desconexos daquele que parece ser o objectivo da trama, há o drama habitual da jovem com uma personalidade difícil, que entrou por maus caminhos e que vê aqui espaço para melhorar e se tornar numa pessoa melhor. Há portanto tanto um pouco de slasher ligeiro com um assassino à solta pela universidade, como de teen drama e de comédia negra e sarcástica, com piadas e referências que são eficazes ao ponto de provocar algumas gargalhadas.

Resultado de imagem para happy death day

O mais agradável em Feliz Dia para Morrer é o facto de ser ligeiro e divertido e funcionar como um filme de terror agradável que facilmente podia ser exibido em festivais do género. As piadas, a narrativa e até mesmo alguns dos momentos mais assustadores, são de certa forma um exemplo do carácter mais comercial do filme mas existem alguns momentos para recordar, sobretudo à custa de Jessica Rothe, que parece ser, por vezes, uma Emma Stone em Easy A. A juntar a estes aspectos, coloco aqui ainda as peculiares referências a filmes com peripécias/aspectos semelhantes que são postas em cena e servem como uma clara afirmação que não existe aqui o propósito de inventar a roda.

Como uma conjugação de géneros, por vezes harmoniosa, outras vezes mais disjunta à custa da oscilação de momentos mais cómicos com momentos pesados sem grande impacto, Feliz Dia para Morrer é acima de tudo uma animada comédia que satiriza e tira partido de aspectos memoráveis de tantas outras histórias. Ainda que se verifiquem alguns pontos fracos que o impedem de ser um filme original e de destaque, o resultado final diverte e entretém à custa de uma agradável interpretação de Jessica Rothe e de um bom humor contagiante.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s