★★★, Críticas, Highlight Reviews, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Homem-Aranha: Regresso a Casa (2017)

SPI_INTL_Portugal_k.png

  • De: Jon Watts
  • Com: Tom Holland, Robert Downey Jr., Michael Keaton
  • 2h13min

Depois da primeira aparição, cativante e energética, de Tom Holland como Homem-Aranha no terceiro capítulo de Capitão América, as expectativas para esta fusão entre o universo da Marvel e o universo stand-alone eram de um reset às histórias do super-herói depois de enfrentar um enorme plantel de vilões n’ O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro. A abordagem é agora mais jovial, estilosa e cativante e muito disto acontece às custas da dupla Tom Holland/Robert Downey Jr que se juntam aqui depois do épico confronto em Capitão América: Guerra Civil, numa espécie de história de origem repleta de referências a elementos do universo da Marvel, que em nada contribuem a não ser para criar um fio condutor paralelo à história que vamos conhecendo desde Homem de Ferro.

Image result for spiderman homecoming stills

De volta à escola e à rotina diária, Peter Parker (Tom Holland) vê-se agora confrontado com uma enorme vontade de combater novos vilões e de ajudar Tony Stark e os Vingadores numa nova missão. Sem o contacto de Stark, Parker vê-se na posição de herói do bairro, procurando conciliar a sua nova vida de super-herói com os amigos e a monotonia das aulas. É nestes momentos que tiramos partido desta nova faceta de um herói, mais jovem, inocente e cativante, com um estilo que tão depressa é um coming-of-age como se torna num filme de super-heróis carregado de ação. Há toda uma ideia de crescimento em Peter Parker e de se tornar merecedor do fato e do fardo que carrega que nos leva para o tom mais familiar de outros tantos filmes de origens de super-heróis mas ao mesmo tempo tem o seu quê de crescimento pessoal e emocional da personagem.

Image result for spiderman homecoming stills michael keaton

O tom mais cómico e a vontade de criar uma história mais ligeira com mais referências e piadas, sem comprometer o fluir do enredo principal, tem o seu quê de exagerado e ainda que a presença de Michael Keaton na história seja um ponto a favor, a personagem que este interpreta é um vilão com motivações e momentos mais pobres e aquém dos merecidos, algo que tem sido frequente no universo da Marvel. Um vilão confrontado com graves problemas no negócio, afastado pelo secretismo e domínio de Tony Stark depois dos eventos do primeiro filme, mergulhado numa sede de vingança e com uma enorme vontade de triunfar com um perigoso negócio clandestino.

Image result for spiderman homecoming stills

Aqui o vilão é secundário, um mero adereço a um confronto pessoal e íntimo de Homem-Aranha que procura descobrir o seu papel e lutar para merecer o respeito e o fato que veste, ainda que houvesse potencial para algo mais épico e intenso. Contudo, o ritmo da história é adequado e existe um equilíbrio de momentos mais dramáticos e intensos e momentos mais alegres e ligeiros que contribuem para a boa disposição em geral e para um sentimento familiar à medida que reconhecemos momentos e aspetos do universo Marvel.

A nível visual e sonoro, Homem-Aranha: Regresso a Casa é uma pequena delícia, um filme mais animado, mais estiloso e mais cativante do que as restantes entradas no universo Marvel. Tom Holland oferece uma versão mais descontraída e carismática do herói, com potencial para chegar mais longe e merecedor de um universo próprio. Optou-se aqui por uma abordagem mais animada, um meio termo entre Deadpool e Guardiões da Galáxia, para um público mais jovem, seguindo a fórmula típica que temos vindo a contemplar no universo cinematográfico da Marvel. No fim de contas, é mais um capítulo bem-sucedido, divertido e energético para animar esta temporada de Verão e preparar terreno para os próximos filmes que aterram nas salas, com a confirmação de Tom Holland e a garantia de que este Homem-Aranha tem teias para lançar.

stars_12

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s