★★★★, Críticas, Português, Reviews, Weekly Bamboo
Leave a Comment

Crítica | Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

  • De: James Gunn
  • Com: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista
  • 2h16min

No seguimento de uma estreia frenética e deliciosa, com a banda sonora e o elenco mais marcantes do universo Marvel, James Gunn procura repetir a proeza com uma sequela aguardada que traz ao grande ecrã um conjunto muito peculiar de personagens, com o adorável Baby Groot à mistura, para mais uma aventura intergaláctica ao som de uma nova cassete áudio com temas marcantes. Guardiões da Galáxia Vol.2 repete a fórmula do primeiro filme, com o mesmo ritmo e estilo inconfundível do predecessor e uma vontade enorme de triunfar no universo Marvel ainda que para a história global deste contribua pouco ou nada. Quer como trilogia standalone, quer como parte do MCU, esta nova aventura do irreverente grupo de super-heróis comprova o potencial e a enorme criatividade de Gunn que nos maravilha mais uma vez com um universo estimulante a nível visual e um estilo inconfundível.

O elenco é mais uma vez um dos aspetos que salta logo à vista, com Kurt Russel e Sylvester Stallone a juntarem-se ao grupo de grandes nomes do primeiro filme. O carisma de Chris Pratt e o carácter adorável da personagem de Vin Diesel, agora em formato miniatura, são desde logo duas garantias da narrativa, mas acabam por ser Bradley Cooper e Michael Rooker os verdadeiros heróis da trama, com os momentos mais emotivos e pessoais de toda a história. Yondu e Rocket são as personagens que mais se desenvolvem e brilham nos momentos indicados, carregando o filme com um tom mais intimista e pessoal. Contudo, e tal como no primeiro filme, a história acaba por ser o aspeto mais frágil, com um vilão cujas motivações não funcionam assim tão bem e uma narrativa em que os desenvolvimentos, desenlaces e peripécias são abafados pelas próprias personagens.

Este segundo capítulo procura aproveitar-se de personagens que já são conhecidas e adoradas pelo público, ao contrário do antecessor onde foi necessário introduzir todo um universo e um grupo de personagens até então desconhecidas. São as sequências fantásticas e memoráveis do filme que o tornam numa experiência deliciosa e divertida, com momentos vibrantes quer a nível visual como sonoro, numa conjugação de cores, efeitos e música que complementa na perfeição aquelas que são provavelmente as personagens carismáticas e divertidas do universo Marvel. Tornou-se claro que quando falamos de Guardiões da Galáxia, estamos a falar de um universo quase paralelo às restantes histórias do MCU, com um desenvolvimento e um estilo muito próprios que deslumbram os fãs e os mais céticos.

É certo que desapareceu o fator novidade e que as expectativas elevadas podem não ser facilmente correspondidas, mas James Gunn está de parabéns por conseguir manter a fasquia tão alta ao criar mais uma vez uma história energética, vibrante e divertida que se distingue claramente do universo Marvel e que nos contempla com uma mixórdia de momentos divertidos e emocionantes. Há um certo exagero e vontade em criar humor, que se torna por vezes desnecessário e uma série de elementos mais contidos nas rígidas regras criativas a que o filme se submete, mas o estilo inconfundível de James Gunn consegue dar a volta a tudo isto e tornar Guardiões da Galáxia Vol. 2 num novo trunfo para a Marvel Studios.

Irreverente, divertido e emocionante, Guardiões da Galáxia Vol. 2 não é a caixinha de surpresas que o antecessor foi e nem o tenta ser, procurando tirar partido dos elementos que funcionaram e reusar a fórmula num regresso aguardado e delicioso que traz ao grande ecrã mais grandes momentos e uma combinação explosiva de música e efeitos visuais que nos transporta para um universo alternativo do qual não queremos sair. Guardiões da Galáxia Vol. 2 pode não contribuir para a história global do universo Marvel mas apresenta-se em grande, como um dos filmes mais marcantes e memoráveis deste.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s