★★, Críticas, Português, Reviews, Weekly Bamboo
Leave a Comment

Crítica | Antes de vos Deixar (2017)

  • De: Ry Russo-Young
  • Com: Zoey Deutch, Halston Sage, Cynthy Wu
  • 1h38min

Com uma premissa algo similiar à de Groundhog Day, agora é Zoey Deutch quem vive o pesadelo de Bill Murray de reviver o mesmo dia vezes e vezes sem conta. Antes de vos Deixar tira partido do potencial da repetição de um dia na vida da protagonista complementando-o com uma série de intrigas e teen dramas que se adequam ao público alvo mas que deixam algo a desejar a nível de enredo. No fim de contas é uma história que cai no esquecimento com um início algo abrupto e pouco cativante seguido e um desfecho difícil de agradar.

Resultado de imagem para before i fall still

Esta é a história de um grupo de amigas que partilham a sua vida de forma intensa no último ano do secundário, com personalidades detestáveis, fúteis e uma postura de superioridade que desmotivam o espetador a sentir qualquer tipo de empatia. É do ponto de vista da protagonista, uma rapariga a vaguear na sua indefinção, que vemos o mesmo dia em replay infinito após um trágico acidente à saída de uma festa com desenlaces negros. Para Samantha (Zoey Deutch), tudo aparentava correr às mil maravilhas, com um namorado de sonho e uma aparente vida de sonho para qualquer adolescente naquela escola mas à medida que se vê aprisionada na mesma sucessão de acontecimentos, procura emendar os erros do passado e definir a sua personalidade, tentando ser quem realmente é.

Resultado de imagem para before i fall still

Ao enredo típico de um teen drama com as discussões, as festas, as conversas, o desfile de vaidades e a postura de superioridade, junta-se um pequeno enredo que é o ponto forte de todo o filme, a história da antagonista, Juliet, uma rapariga superficialmente estranha e problemática que vê nas suas diferenças um obstáculo à sua presença naquela escola. É esta antagonista que estimula e cativa as emoções do espetador e nos leva a sentirmo-nos envolvidos na trama, distanciando o filme da vulgaridade e conferindo-lhe um carácter mais humano e tolerável. A dificuldade em sentir alguma ligação pelas personagens prinicipais é tal que dei por mim a torcer contra estas nos primeiros momentos do filme, pelo que só para meio vemos uma demonstração de atitude e força de vontade por parte da personagem interpretada por Zoey Deutch.

Resultado de imagem para before i fall still

Talvez sejam as semelhanças com Groundhog Day que elevem a fasquia e as expectativas do filme e que dificultem a apreciação deste, já que o potencial se mostra insuficiente para segurar o espetador ao longo da sua duração. A banda-sonora confere também ao filme um tom mais desfasado do drama que procura criar, oferecendo uma experiência mais próxima de um videoclip de música pop do que a desejável. Verifica-se aqui o claro interesse em agradar a um público mais jovem, missão essa concretizada à conta de personagens que estão próximas do estereótipos e dos típicos teen dramas. A história tem os seus momentos mas no geral é incapaz de surpreender e de cativar o espetador, não complementando as personagens pelas quais é díficil sentir empatia. Falta conteúdo e sobretudo foco nos aspectos da história que realmente interessam, como é o caso do enredo de Juliet e das relações de Samantha com a família. Antes de vos Deixar tira partido dos elementos usuais de um comming-of-age e junta-os a uma réplica de Groundhog Day sem os encantos deste, assumindo-se como um drama simples para um público mais jovem, sem elementos que o tornem minimamente memorável.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s