★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | The Invitation (2015)

theinvitationtt

theinvitationposter

  • De: Karyn Kusama
  • Com: Logan Marshall-Green, Emayatzy Corinealdi, Michiel Huisman
  • 1h40min

Junta-se um grupo de velhos amigos ao jantar, uma série de intrigas e de histórias meio bizarras e cria-se à volta disto uma teia de relações perigosas numa reação química explosiva pronta a dar de si. Nasce daqui uma narrativa intensa, misteriosa e carregada de suspense que é uma autêntica caixinha de surpresas. The Invitation, de Karyn Kusama, é mais uma pérola do indie horror, contagiante pela sua elevada tensão e pelas faíscas que se geram em cada confronto entre personagens. O que aparentava ser um mero convite para um reencontro de velhos amigos torna-se numa experiência misteriosa e sombria que vai ganhando o seu carácter e assumindo-se com um ritmo ideal que suscita a curiosidade do espetador a cada instante.

Image result for the invitation

É aos olhos do personagem principal, um homem atormentado com a morte trágica do seu filho, que vemos este reencontro organizado pela sua ex-mulher. Um homem que encara com suspeitas cada gesto de cortesia do casal e que se coloca de pé atrás durante todo o serão. Um reencontro cuidadosamente encenado, passos calculados e uma mistura explosiva de comentários menos agradáveis e de intrigas que ficaram adormecidas durante dois anos. Com tanto para dar errado, as suspeitas do homem conduzem-nos pela casa que foi outrora o local onde viveu com o filho, sendo confrontado com um misto de memórias do passado e uma agonia e um sentimento de culpa constantes.

Image result for the invitation

Tal como o grupo de amigos vemo-nos confinados a um serão perigoso numa casa fechada às sete chaves em que os momentos mais agradáveis oscilam com frequência com situações intensas e bizarras. É esta ausência de pistas, de motivações aparentes e ao mesmo tempo as relações num estado adormecido que fascinam e tornam viciante e contagiante este desafio. Uma experiência que nos prende e nos estimula à custa do mistério inerente e de um personagem principal marcado pelo trauma da perda do seu filho. The Invitation caracteriza-se assim por uma série de peripécias curiosas que se desenvolvem num ritmo que possibilita explorar a intriga e a atenção do espetador, levando-o a sentir-se envolvido no serão, como se de um mero convidado se tratasse.

Image result for the invitation

Uma experiência explosiva com interpretações seguras e naturais que nos coloca num cenário perigoso, intenso e altamente imprevisível que transforma um enredo à partida simples num confronto constante entre personagens que foram outrora grandes amigos mas que viram os sentimentos adormecidos após um longo período de tempo afastados. Um duelo provocador de ideais e opiniões que assenta sobre um personagem principal ainda traumatizado e magoado. O luto, a dor e a trágica perda de um filho movem o homem numa noite em que nada parecia natural nem normal aos seus olhos e é o desafio constante e a ignorância e os confrontos entre amigos que fazem deste filme de terror simples uma experiência cativante e intensa, em que os perigos estão bem presentes e a desconfiança está sempre a pairar no ar, tornando assim The Invitation num serão verdadeiramente inesquecível.

stars_14

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s