★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Patriots Day – Unidos por Boston (2016)

patriots-day-tt

patriots-day-poster

  • De: Peter Berg
  • Com: Mark Wahlberg, Kevin Bacon, John Goodman
  • 2h13min

Ainda no final do ano passado Peter Berg apresentou um filme intenso baseado nos eventos da estação petrolífera Deepwater Horizon, também com Mark Wahlberg como protagonista e já se faziam apostas sobre este retrato de um dos piores atentados da história dos EUA. O ritmo da história, a intensidade do enredo e a entrega de Berg a estas histórias verídicas são razões mais do que suficientes para dar uma oportunidade a um filme que aparentava ser simples e desprovido de conteúdo relevante mas que consegue captar a atenção e colocar-nos à beira do assento perante um cenário de terror e de desespero. Patriots Day – Unidos por Boston relata os trágicos acontecimentos que tiveram lugar no dia 15 de Abril de 2013 quando dois jovens atacaram a maratona anual de Boston com duas bombas no coração da cidade.

Image result for patriots day film stills

Uma visão dos acontecimentos que roça por vezes o estilo documental mas procura também fazer uma crítica e uma homenagem às vítimas e aos heróis daquele dia, que se mantiveram unidos perante o horror e as adversidades. Berg foca o enredo numa série de personagens mais relevantes por forma a conseguir criar empatia com o espetador, procurando ao máximo um ritmo equilibrado e eficaz a nível de emoções. Uma história desprovida de surpresas vê como ponto mais forte uma entrega clara de um elenco com grandes nomes e um enredo calculado que possibilita a reflexão, ao mesmo tempo que oscila entre momentos mais intensos e dramáticos e situações mais ligeiras.

Image result for patriots day film stills

Para um filme que retrata uma temática tão actual e perigosa, Patriots Day procura funcionar como uma mensagem de esperança e de resiliência que espelha o melhor e o pior da humanidade, ainda que exista um certo receio em arriscar sobretudo a nível de crítica social. As motivações são aqui ligeiramente exploradas e o foco é dado sobretudo aos heróis do dia, ainda que Berg procure dar tempo de antena a ambos os lados da arena de guerra, explorando de forma breve a relação e as crenças entre os dois irmãos bombistas. A parceria Wahlberg/Berg demonstra mais uma vez resultados interessantes com blockbusters cativantes e apelativos para um público mais interessado e exigente.

Image result for patriots day film

A nível de interepretações, o elenco composto por Goodman, Bacon, Wahlberg e J. K. Simmons entrega-se às personagens com alma e coração, servindo-se destas para prestar a sua homenagem pessoal aos que estiveram na linha da frente. De facto são as interpretações de todos estes nomes que melhor descrevem o filme de Peter Berg. Um conjunto de elementos que, não sendo brilhantes, funciona em uníssono e é capaz de cativar e emocionar o espetador, oferecendo uma visão mais ou menos aberta dos acontecimentos e uma história vibrante do início ao fim. Os momentos intensos carregados de acção são aliviados com um humor momentâneo e momentos mais ligeiros que tornam tudo mais natural e harmonioso.

Image result for patriots day film

No fim de contas Berg surpreende com um filme que é especial pela temática que retrata, ao mesmo tempo que se procura distanciar de filmes do género com uma história que vê a sua carga dramática equilibrada com momentos mais intensos e outros mais pacíficos. Para o que é a norma dos filmes mais catastróficos ou de relatos de eventos, Berg distancia-se ao criar histórias com um carácter mais pessoal e uma visão que possibilita alguma reflexão, ao mesmo tempo que funcionam como homenagens e relatos documentais. Patriots Day é o relato de uma realidade actual e bem presente, que nos coloca em risco os nosso direitos e os nossos valores pelo bem e pela segurança. Uma história dos atentados dos pontos de vista dos que lá estiveram, das vítimas indefesas, dos polícias que deram tudo por tudo durante as horas e os dias que se seguiram e dos bombistas que se dedicaram a uma causa em que acreditam. Duro e honesto, Patriots Day é um filme intenso que tira partido da actualidade para provocar e homenagear, oferecendo uma história que é contada de forma apelativa e cativante, ao converter uma narrativa dramática e assustadora num thriller de acção devastador e emotivo.

stars_14

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s