★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Bleed for This – A Força de um Campeão (2016)

bleed-for-this-tt

bleedforthisposter

  • De: Ben Younger
  • Com: Miles Teller, Aaron Eckhart, Katey Sagal
  • 1h57min

O desporto visto como um verdadeiro espetáculo de entertenimento resulta de uma combinação fantástica de adernalina, esforço e dedicação que levam ao rubro plateias de admiradores e apreciadores. Não é de todo fácil tirar partido dessa magia e colocá-la no grande ecrã sem o realismo ou o afecto e emotividade pelas personagens principais. Em Bleed for This, vemos uma história de sucesso do desporto a nível mundial. Mais uma entre tantas outras que chegaram ao cinema e que enchem o nosso ego de inspiração e que nos provocam para chegarmos um pouco mais longe. Coloca-se ao centro o campeão do mundo de boxe, Vinny Pazienza, que conquistou o mundo não só pela sua audácia, coragem e talento mas também com uma história de vida impressionante e digna de um autêntico guerreiro.

Image result for bleed for this

Após alguns altos e baixos e após um épico combate pelo título, Pazienza vê a sua carreira e os seus objectivos de vida arruinados após um trágico acidente que quase lhe arruinou por completo as possibilidades de voltar a andar. Em Bleed for This, é explorada toda esta história épica, numa espécie de jornada emocional que procura aproximar o espetador do atleta, na sua ascenção e luta constante pela glória que sempre sonhou. Contudo, é de notar um impacto insuficiente fruto de uma narrativa sem alma nem paixão, que se limita a relatar os acontecimentos enquanto aguarda uma certa empatia por parte do espetador.

Image result for bleed for this

A história de vida de um atleta intemporal, Vinny Pazienza, interpretado por Miles Teller vê em Bleed for This muita garra sobretudo na grande interpretação do jovem que demonstra mais uma vez o seu talento, com uma coragem e uma dedicação arrebatadoras. A acompanhar Teller, um conjunto de personagens e actores que deixam um tanto ou quanto a desejar, como meros adereços numa história que vive do potencial do jovem actor. A relação especial entre treinador (Aaron Eckhart) e lutador é outro dos aspetos positivos que devo realçar e que desvia a narrativa de uma trajetória mais regular e sintética. Existe também uma certa tendência, por vezes incomodativa, de acompanhar os momentos mais críticos da história com efeitos sonoros que procuram dar uma ideia de agonia ou confusão, que me impediu de reconhecer com o devido mérito a carga dramática que carrega a narrativa.

Image result for bleed for this

De facto, o grande problema de Bleed for This é parecer demasiado biográfico mas ao mesmo tempo breve e pouco natural. São claras as tentativas de aproximação com o lutador mas não é imediata a relação com este, pelo que só lá para o fim me dei a torcer um pouco pelo seu sucesso. Por vezes, deu a ligeira impressão de que estava a contemplar um recorte de jornal meramente descritivo, num filme que desafia toda a nossa natureza. Faltou algum encanto e brio numa história que é incrível e inspiradora mas não deixou de ser impressionante testemunhar a bravura e a audácia de um grande lutador com o talento inquestionável de Miles Teller, ideal para uma noite bem passada, sem grandes surpresas nem grandes desilusões.

stars_12

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s