★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Hell or High Water – Custe o que Custar! (2016)

hellhighwatertt

poster-cinema-hell-or-highwater-custe-o-que-custarweb

  • De: David Mackenzie
  • Com: Ben Foster, Chris Pine, Jeff Bridges
  • 1h42min

É perante um cenário de devastação económica e social em pleno Texas que David Mackenzie nos apresenta a história de dois irmãos que decidem recorrer a um plano louco e perigoso para protegerem a sua propriedade, envolvendo-se numa investigação policial que atinge uma gravidade há muito desconhecida pelos habitantes locais. Hell or High Water é uma história de lealdade e família com contornos negros à medida que os dois irmãos mergulham no mundo do crime com assaltos cada vez mais violentos a agências bancárias.

Image result for hell or high water

Os dois irmãos, Tanner e Toby, interpretados por Ben Foster e Chris Pine, são confrontados com problemas no contrato da propriedade da família, pelo que para angariar a quantia necessária para recuperar a posse do terreno, os dois optam por um plano louco e por vezes desmedido de assaltar agências de bancos, de forma estratégica para provocar o mínimo possível de chatices. Mas quando a estratégia é alterada de forma desmedida, os dois entram numa espiral de erros e problemas que os coloca no radar de um detective perto da reforma, interpretado pelo veterano Jeff Bridges, pronto a aproveitar esta última missão na sua longa carreira.

Image result for hell or high water

De um modo geral a narrativa é simples e não entra por caminhos ou peripécias inesperadas, pelo que são as personagens e as suas convicções e personalidades que tornam o filme numa experiência intensa e viva, à medida que as motivações dos irmãos e a relação entre estes é explorada. Um filme curioso em que o lado bom e o lado mau da história não são definidos de forma concreta, pelo que a empatia pelos irmãos foi quase que imediata. É no fim de contas uma história de sobrevivência, de luta num mundo onde a ganância se sobrepõe à boa vontade e são as interpretações de um elenco com grandes nomes que elevam o filme a uma experiência cativante e intensa.

Image result for hell or high water

A exploração de um Texas abandonado, pobre e degradado é evidenciada por uma cinematografia repleta de paisagens soberbas e devastadoras que possibilitam o enquadramento da história dos dois irmãos. Jeff Bridges apresenta-se em grande como um detective em fim de carreira, amargurado e desiludido pela falta de emoção nos últimos momentos. Aproveita esta oportunidade para se destacar e viver a adernalina da profissão uma última vez mas vê-se embrulhado numa investigação mais complexa e com contornos mais violentos do que o esperado.

Image result for hell or high water

É no fim de contas a história de um plano à partida perfeito, com uma estratégia bem definida e uma motivação moralista e familiar, que dá para o torto e coloca as vidas de todos os intervenientes em risco. Uma indefinição curiosa do que é o bem e o mal numa perseguição intensa, calculada e com um estilo muito próprio, complementada por grandes interpretações por parte de Foster, Bridges e Pine. Hell Or High Water é um thriller surpreendente e empolgante que leva o seu tempo a ganhar o fôlego necessário, acabando por se tornar numa história poderosa e repleta de adernalina capaz de provocar e cativar o espetador.

stars_14

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s