★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Animais Noturnos (2016)

nocturnalanimalstt

nocanimalsposter

  • De: Tom Ford
  • Com: Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon
  • 1h56min

Animais Noturnos, do realizador Tom Ford, é sem dúvida caracterizado por uma cinematografia e um estilo muito próprio que transparece na caracterização das personagens e na forma como estas se destacam e se movem em cenários imponentes como grandes galerias de arte. A arte e o génio criativo de dois artistas são aqui postos em causa num thriller inquietante que explora o lado obscuro de uma relação que não teve um final feliz, por intermédio de uma história bizarra e cruel.

Image result for nocturnal animals movie

É sem dúvida a interpretação mais marcante de Amy Adams, no decurso deste ano, depois da surpresa que foi O Primeiro Encontro e uma prova viva do talento da actriz. Adams dá vida a uma personagem complexa, difícil de descrever, que mergulha num mar de problemas e infelicidade com relações falhadas e um sucesso algo duvidoso. A sua personagem, Susan, apresenta-se como uma mulher com uma enorme ambição no passado que se vê perdida e com dúvidas do caminho que escolheu para a sua vida. É à volta desta personalidade conturbada que tem início uma história de intrigas, de violência e desilusões por intermédio de um romance escrito pelo seu ex-marido.

Image result for nocturnal animals movie

À medida que conhecemos a história do ex-marido de Susan, com o título Animais Noturnos, e uma dedicatória sentida, a ideia de duas histórias desconexas vai-se desvanecendo e o passado entre os dois começa a revelar um carácter mais trágico e obscuro, acentuado pelo génio artístico do autor. Seja a história uma metáfora para a relação entre Susan e o ex-marido Edward ou um elo de ligação entre ambas as personalidades e os seus pontos de vista distintos do estado da relação. A história é um relato macabro, visceral e chocante que nos intriga e nos deixa atónitos por vezes enquanto Jake Gyllenhaal dá vida a um homem que acaba de perder de forma trágica a mulher e a filha. A personagem de Gyllenhaal representa o lado mais incerto, mais inocente e mais receoso e esperançoso da relação, contrastando com a ambição e o carácter mais seguro de Susan.

Image result for nocturnal animals movie

A forma como Ford capta e tira partido das nossas sensações numa jornada quase claustrofóbica é de destacar, com um tom artístico e vivo e um estilo que oscila entre o obscuro e o sensual. É fácil sentirmo-nos atraídos e deixarmo-nos levar por este intenso e trágico drama que nos deixa num estado de choque e interrogação, à medida que os detalhes surgem. Animais Noturnos não é de todo um thriller simples, com um enredo usual e com elementos facilmente reconhecíveis. As personagens, as relações e motivações das mesmas são acompanhados por uma narrativa não linear que procura deixar pistas e detalhes sem comprometer a intriga e o mistério da história. Para alguns, o ritmo lento e o tom mais artístico e irreverente pode ser entendido como um ponto fraco mas para outros será a cereja no topo do bolo, ao permitir desfrutar da história em pleno e analisar camada a camada de um mistério que exige de nós um pouco mais do que aparenta.

DSC_8717.NEF

O potencial de Animais Noturnos fica então ao critério e entendimento de cada um, com a conjugação de um romance em paralelo com o enredo principal, que introduz uma série de elementos comparativos e de situações que sugerem aspetos importantes da relação entre os protagonistas. Tudo isto a conjugar com interpretações de grande nível de Adams e Gyllenhaal, a somar ainda as participações notáveis de Michael Shannon e Aaron Taylor-Johnson que contribuem para o carácter mais intenso e perigoso do filme, culmina num filme surpreendente e intrigante. Animais Noturnos tira partido de uma narrativa misteriosa e cativante e de personagens vivas e complexas para chocar, intrigar e fascinar o espetador com um estilo muito próprio e uma inquietude que permanece durante todo o filme.

stars_16

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s