★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Uma História Americana (2016)

histamericanatt

uma-historia-americana

  • De: Ewan McGregor
  • Com: Ewan McGregor, Jennifer Connelly, Dakota Fanning
  • 1h48min

O filme de Ewan McGregor, American Pastoral, invoca um período complicado da história dos Estados Unidos, condensando a forte tensão política e racial numa história familiar perturbadora e desconcertante que é analisada aqui como uma autêntica tragédia. No centro do conflito temos a história de um homem que foi em tempos uma lenda no liceu, um atleta de destaque que brilhava quer em campo como fora deste, cujo caminho se cruzou com o de uma modelo que era uma conquista de sonho para qualquer jovem. De uma relação bem estruturada, com sucessos atrás de sucesso e a conjugação harmoniosa de duas vidas que tudo tinham para dar certo, surge um pequeno contratempo, uma filha com um desenvolvimento complicado que testa os seus limites e coloca em causa os valores morais de ambos num desafio quer emocional como físico.

Related image

A adensar a tensão em casa, o clima intenso e polémico vivido nos EUA contribuí para a degradação das relações na família, com a filha (Dakota Fanning) a torcer pelo lado da revolução, pelo lado que se opõe ao regime e a manifestar comportamentos radicais que contrastam com a educação desejável dos pais. Há por aqui uma série de conflitos emocionais nas personagens que nos levam a questionar por vezes qual é de facto o objectivo ou a mensagem da história. Temos aqui quase que duas histórias isoladas e combinadas num mesmo filme sobre a tensão racial e uma tragédia familiar e Ewan McGregor procura conjugar estes temas tão complexos de uma forma mais simples, por forma a dar atenção às relações e aos detalhes psicológicos das personagens. Surgem daqui personagens com personalidades destemidas, empolgantes e emotivas que duelam perante um cenário deconflito e talvez este o ponto de destaque do filme de McGregor.

Image result for american pastoral

Não existe aqui uma tendência para a existência de dois lados da história (um bom e um mau)… As acções e opiniões das personagens nunca convergem para uma definção precisa, pelo que é fácil encontrarmo-nos a torcer e a sentirmo-nos mais ligados a certas personagens em função do momento em questão. As interpretações do elenco são outro dos aspectos fundamentais e de destaque de American Pastoral, com Ewan McGregor a vestir a pele de um chefe de família conformado a continuar o legado que começou nos seus anos de liceu e a ver todos os seus ideais e príncipios a serem postos em causa pelas atitudes de uma filha mais rebelde que se apresenta com uma atitude negativa perante a stiuação actual. Dakota Fanning é assim a estrela do filme e o foco das atenções, que acabam por ficar na memória do espetador, numa interpretação intensa e poderosa que exprime a personalidade difícil da personagem ao mesmo tempo que atribuí uma profundidade interessante ao resto da história.

Related image

Mas apesar destas boas interpretações e de personagens poderosas e complexas, a narrativa de American Pastoral não é de todo clara nem simples de entender. Existem motivações e momentos do enredo que surgem de forma súbita ou irrelevante e acabam por não afetar ou provocar o espetador como deveriam. O cenário político e o clima de tensão são importantes para criar uma envolvente mais perigosa à volta da tragédia familiar mas acaba por dar a ideia de duas histórias contadas em paralelo que no final deixam pontas soltas. Existe algum prentensiosismo e um excesso de complexidade numa história que é no fundo mais simples do que aquilo que aparenta ser mas é no fim de contas um trabalho curioso para Ewan McGregor, que representa do ponto de vista de uma família algo disfuncional o estado de um nação dividida.

stars_11

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s