Artigos, Web Summit 2016
Leave a Comment

Web Summit 2016 | Resumo Dia #4

pclogowebsummit

O último dia de Web Summit é um dia de despedidas, de um “Até já” que fica no ar enquanto esperamos por novidades para o próximo ano. A organização já lançou bilhetes a um preço mais acessível que voaram entretanto e o sucesso para o próximo ano parece ser garantido. A fechar o evento, tivemos a competição de startups, a apresentação do Hyperloop One e uma palestra tremenda de Gary Vaynerchuk que motivou toda a plateia do palco principal!

img_20161110_103212

A abertura do último dia de Web Summit foi dedicada ao futuro das Startups e ao ecossistema global que se tem vindo a desenvolver, numa palestra com a participação de vários empreendedores interessados em partilhar as suas histórias. Seguiu-se um debate sobre a indústria da música e o lado negro que paira à volta de inovações como o streaming, cujo efeito em termos económicos parece ficar abaixo do esperado. Um debate sobre ideias para o futuro, sobre as dificuldades e sobre o que é preciso fazer para combater os problemas de uma indústria que tem vindo a perder potencial com a poliferação de conteúdos e o streaming em serviços como o Spotify. Estaremos perante o declínio de uma indústria ou perante o nascer de uma nova era? Foi neste âmbito que Ne-Yo e personalidades do mundo da música estiveram à conversa no palco principal da Web Summit.

img_20161110_104558

Ed Humphrey, o Digital Director do BFI, British Film Institute, esteve à conversa com o Panda’s Choice, numa entrevista sobre a indústria, a presença do BFI e de instituições similares, o futuro e o presente e uma partilha de ideias, a não perder nos próximos dias. Houve também lugar para assistir à conferência de imprensa de Alexis Ohanian, do Reddit, que esteve à conversa com os jornalistas para contar um pouco da história do Reddit e como se procura tirar partido das várias comunidades e da partilha de opiniões. Uma das páginas mais relevantes actualmente, onde é possível partilhar tudo e mais alguma coisa em discussões abertas com vários utilizadores, é vista assim como uma peça chave numa conferência de tecnologia.

img_20161110_110352

Seguiram-se os pitches das startups finalistas do concurso e o Panda’s Choice teve a oportunidade de estar ao volante de um dos novos trunfos inovadores da BMW, o BMW i8. Uma experiência única e impressionante num carro desportivo que reúne a inovação de um motor híbrido, com o conforto característico da marca e um consumo económico notável, sendo a combinação fantástica de uma série de factores a ter em conta!

img_20161110_155244

Aquando do Test Drive, Mike Quigley, da Niantic, esteve a falar com o público sobre o futuro do Pokémon Go, o jogo mais badalado do ano, e Joseph Gordon-Levitt falou da importância e do impacto da tecnologia na construção de novas comunidades, tendo como base a sua empresa hitRECord. O actor manteve a sua postura divertida e descontraída, enquanto abordou um tema alheio ao seu projecto pessoal.

img_20161110_163310

A startup vencedora da competição do PITCH tinha como objectivo estimular e cativar o interesse das crianças no mundo da programção com um pequeno robô adorável que possibilita uma aprendizagem mais interactiva em que a brincadeira está no centro das atenções.

img_20161110_164027

O dia, e o evento, fecharam com uma palestra sobre o meio de transporte que promete revolucionar para sempre a indústria, o Hyperloop One, onde foram discutidos os progressos até ao momento e o trabalho que ainda está em cima da mesa. Ao todo, a edição da Web Summit contou com mais de 50000 visitantes, mais de 2000 jornalistas e 600 oradores, mais de um milhão de mensagens trocadas na internet, 97000 pastéis de nata e muito (mas mesmo muito) café, num conjunto de 21 conferências sobre os mais diversos temas e a presença de startups com ideias interessantes e apelativas que prometem dar que falar nos próximos anos.

As fotos do último dia estão disponíveis aqui.

Resta-nos dizer um obrigado a toda a organização e um sentido até já!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s