Artigos, Web Summit 2016
Leave a Comment

Web Summit 2016 | Resumo Dia #2

pclogowebsummit

Neste segundo dia de Web Summit, Lisboa recebeu uma verdadeira enchente de visitantes, eufóricos e curiosos por uma série de conferências, debates e exposições que mostram o estado da arte do empreendedorismo a nível global.

20161108_114150

São momentos de partilha de conhecimentos e histórias que podemos encontrar ao longo dos 21 palcos do evento… Começando por uma recepção muito agradável aos milhares de jornalistas e ao público que entrou pelas portas do pavilhão 4 da FIL no Parque das Nações, o primeiro dia da Web Summit caracterizou-se por uma série de debates e conferências onde a tecnologia é aliada a uma série de temas que abrangem os interesses da sociedade. Foram cerca de 50.000 pessoas a caminhar pelos corredores dos pavilhões, a descobrir novas ideias de startups e de empresas de maiores dimensões e a participar nas palestras das várias conferências, num formato mais impessoal onde a aprendizagem é gerada pelo discurso do orador.

Em palestras de 20 minutos não há lugar para discussões ou para sessões de Q/A em muitos dos palcos, situação que desagradou parte do público que estava interessada não só em palestras mas também em momentos mais pessoais e de partilha de opiniões e ideias. A inteligência artificial e a aprendizagem automática estiveramem destaque neste dia, com um destaque curioso para a palestra Can Big Data Win the Next Election?, onde Or Offer apresentou a sua visão sobre as previsões dos resultados das eleições dos EUA, utilizando uma abordagem baseada em visitas de uma página, com a influência de eventos e acontecimentos nos resultados.

20161108_121637

O dia começou com o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, a falar sobre o que se segue no futuro da rede social nos próximos 10 anos e a influência da tecnologia e da realidade virtual nas nossas vidas, havendo um grande destque para o debate sobre a tecnologia e a privacidade, The benefits of technology are worth sacrificing our privacy for, entre Salil Shetty, secretário-geral da Amnistia Internacional e Robert Scoble, um blogger entusiasta da tecnologia e da realidade aumentada. O debate centrou-se na forma como a tecnologia invade cada vez mais a nossa privacidade e se estamos preparados para os desafios do futuro, proporcionando momentos intensos no Palco Principal da Web Summit.

E com a realidade virtual, amentada, a inteligência artificial e a aprendizagem e os bots a liderar as conferências, foi uma palestra mais desportiva que fechou o dia do grande palco da conferência, com Ronaldinho e Luís Figo, lado a lado, em Do footballers make good entrepreneurs?, numa reflexão sobre as suas carreiras e a competição no mundo do futebol. O dia termina com as incertezas das eleições e com a Night Summit pelas ruas de Lisboa.

As fotos do segundo dia estão disponíveis aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s