★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Horizonte Profundo – Desastre no Golfo (2016)

deepwaterlogo posterhorizonte

  • De: Peter Berg
  • Com: Mark Wahlberg, Kurt Russell, John Malkovich
  • 1h47min

Com as expectativas em baixo para mais um disaster movie, posso dizer que saí de certa forma surpreendido da sala após os créditos. O tom mais sério e emotivo de Horizonte Profundo – Desastre no Golfo complementa as sequências visuais intensas e os momentos mais críticos, num filme que procura retratar os eventos trágicos do desastre do Deepwater Horizon em 2010. Seguimos Mike Williams, a personagem interpretada por Mark Wahlberg, em mais um dia de trabalho na grande plataforma que tão bem conhece e os restantes parceiros da tripulação, de onde se destaca Jimmy Harrell, o responsável pela operação. Um dia de trabalho repleto de pequenos presságios que procuram indiciar que algo não está ou não vai correr bem mas que se tornam por vezes desnecessários e levam a história a perder-se em peripécias desnecessárias.

Image result for deepwater horizon movie 2016

A apresentação à imponente plataforma é feita à medida que vamos conhecendo o resto do elenco, havendo lugar para alguns esteriótipos e ainda para a visão anti-corporate que transparece nos funcionários da petrolífera BP. Desconhecendo os detalhes da história original não posso comentar a veracidade da versão que Peter Berg nos apresenta, mas posso admitir que muitos destes adereços à história, por vezes apresentados com algum exagero ou com uma visão mais pessoal, acabam por quebrar a tensão e a intensidade do filme. Seguir os múltiplos diálogos repletos de termos e especificações técnicas não é também uma tarefa simples para um espetador mais desatento, ainda que confira um tom mais realista e sério a toda a história, que no fim de contas é um relato épico de sobrevivência e da força de carácter e coragem dos homens e mulheres que ali estiveram naquele dia fatídico.

Image result for deepwater horizon movie 2016

A nível visual, Horizonte Profundo é uma experiência épica com explosões e sequências de cortar a respiração que levam as personagens ao limite, permitindo explorar um pouco mais as suas personalidades, com potencial para surpreender e agarrar um público mais diversificado que procura tanto entretenimento como uma história mais séria e intensa. É Mark Wahlberg quem carrega grande parte da história, com uma pesonalidade mais heróica e destemida, numa interpretação que se destaca das suas personagens habituais, seguindo-se Kurt Russell e a sua postura mais imponente, que coloca a vida de todos os tripulantes em primeiro lugar perante a catástrofe. A dupla Wahlberg/Russell é um dos aspectos mais positivos do filme, fazendo transparecer um carácter mais humano e menos Hollywoodesco na trama.

Image result for deepwater horizon movie 2016

Com um grande destaque a nível visual e sonoro, com sequências brutais e impressionantes, Horizonte Profundo é um disaster movie com uma intensidade e seriedade diferentes do habitual, que procura cativar a audiência com uma verdadeira experiência sensorial e humana e uma história de sobrevivência que retrata tanto os bons como os maus momentos, servindo de homenagem às vítimas e aos sobreviventes do incidente. A carga emocional com que Berg retrata a história de heroísmo é também um dos aspectos mais relevantes do filme, colocando a catástrofe em plano de fundo e deixando o carácter mais humano das personagens assumir o comando da história. Ainda que com alguns aspectos menos positivos, exageros e ainda alguma dificuldade em demonstrar um tom mais sério, Horizonte Profundo surpreende pela positiva, tornando-se numa experiência sensorial intensa e cativante.

stars_12

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s