Artigos, ★★★★, Críticas, Reviews, Séries TV
Leave a Comment

Séries | BoJack Horseman (S2/S3 – 2015/2016)

BoJack_Horseman_Logo

 

bojack-posters2

(Esta análise contém spoliers e referências a episódios da segunda e terceira temporada da série)

A primeira temporada de BoJack Horseman merece toda a atenção pela forma como assuntos tão sérios e dramáticos são apresentados numa narrativa que retrata a história de um actor em decadência, anos depois do seu grande sucesso televisivo. BoJack é uma presonagem perigosa, com uma personalidade vulnerável e que afecta todos os que o rodeiam. A temporada oscila entre momentos mais divertidos e momentos mais pesados e marcantes, mas deixa uma grande marca no mundo das séries de animação. Quase como que uma droga viciante, o alucinante mundo de BoJack regressa para duas temporadas de excelência com um humor trágico, dramático e emocionante que nos deixa à deriva do desespero e da agonia. Devo dizer que nunca me senti tão agarrado ou vidrado numa história em que o pessimismo e a tragédia se apoderam de toda a envolvente dramática da série. BoJack Horseman explora as relações das personagens, o desespero e as queda de uma estrela em ascenção de uma forma viva, autêntica e com um potencial que nos deixa a torcer por uma quarta temporada e pelo regresso intemporal do mítico cavalo que nos deixou agarrados aos ecrãs.

bojack-still2

A segunda temporada retrata a história dos bastidores de Secretariat, ao mesmo tempo que vemos algumas das personagens a evoluirem de forma inesperada, como é o caso de Mr. Peanutbutter e de Diane. O sempre tolo e engraçado Mr. Peanutbutter é aqui explorado, com uma breve passagem pelos seus medos, anseios num olhar mais negro e profundo. Diane, a rapariga que representa uma nova geração de jornalismo, surge aqui com um falso moralismo que a leva para uma jornada decadente e pessimista e que coloca em risco a sua relação com o cão mais adorado da série. A evolução destas duas personagens acaba por se tornar num dos pontos de destaque da temporada, ao oferecer uma visão mais profunda na personalidade destas, enquanto seguimos BoJack na produção do filme da sua vida. O BoJack da segunda temporada apresenta-se em grande, numa espécie de renascimento de uma estrela e ao longo dos episódios volta a apresentar traços mais negros e obscuros à medida que se antevê uma queda em pico provocada por acontecimentos chocantes e por uma atitude perigosa de BoJack que o coloca entre a espada e a parede. É nesta temporada que a série se torna numa experiência única e poderosa, longe das típicas séries de animação mais adultas. BoJack Horseman brinca com coisas sérias e tira partido das suas persoangens mais tolas e engraçadas para aliviar o tom mais negro e pessimista que carrega. Uma temporada de revelações que começa em grande e nos deixa de rastos e a pedir por mais, numa série cujo potencial é digno de binge watching. Mas se a evolução na história atingiu contornos inesperados e devastadores na segunda temporada, era impossível estar preparado para a avalanche de emoções, para o desespero e para o drama da terceira temporada.

BoJack Horseman Season 3 premiering on Netflix on July 22, 2016. The series stars Will Arnett, Aaron Paul and Amy Sedaris. (Photo Netflix)

bojackhorsemanposters3

Do final trágico da segunda temporada, seguimos para o lançamento de Secretariat e para o ataque de BoJack aos prémios de cinema. BoJack Horseman, a estrela de cinema? Começa aqui a oportunidade de rendição e de conquista de BoJack na luta pelos prémios. O papel da sua vida traz-lhe uma série de alegrias e grandes momentos, mas à medida que a fama e a ambição crescem, uma pergunta toma de assalto a série: o que será de BoJack após os Óscares? E começa aqui uma jornada existencial, de dúvidas e de receios, enquanto mergulhamos bem fundo pela ambição de BoJack e pela relação deste com os seus amigos e conhecidos. A ambição de BoJack torna-se numa espécie de veneno para as suas relações, acabando este por perder aos poucos a empatia que tinha por tudo e todos. BoJack torna-se numa espécie de ser indesejado, afundado em dúvidas e em medos e sem certezas e esperança por um futuro melhor. A terceira temporada dá início a um ponto de viragem na vida de todas as personagens e é palco de alguns dos epsisódios mais brilhantes da série, um dos quais absolutamente devastador e desafiante e outro que comprova a genialidade da série. Mergulhamos cada vez mais no passado de BoJack e o presente deste parece cada vez mais negro e incerto. O quarto episódio, Fish Out of Water, que marca a exibição do filme Secretariat no Pacific Ocean Film Festival é a jóia desta temporada. Um marco brilhante com menos de 3 minutos de diálogo em que tudo acontece à volta de expressões faciais e em que a personalidade de BoJack é explorada de forma cativante.

BoJack Horseman Season 3 premiering on Netflix on July 22, 2016. The series stars Will Arnett, Aaron Paul and Amy Sedaris. (Photo Netflix)

A terceira temporada de BoJack Horseman é uma experiência emocionante e desafiante, que segue um pouco a linha da temporada anterior, com a transição de um BoJack mais alegre, vivo e glorioso para uma carreira em decadência e sem desejos nem ambições. É aqui que Princess Carolyn ganha uma enorme maturidade e que Vincent se assume finalmente. Todd ganha também uma profundidade enorme com uma relação amorosa pelo meio, crescendo quer a nível afectivo como pessoal. À medida que a temporada avança e que os problemas entre BoJack e os seus amigos se agravam, Sarah Lynn apresenta-se como a derradeira salvação, num episódio alucinante em que ambos se juntam para a aventura de uma vida. É nesta temporada que BoJack se apercebe da sua influência, da forma como as pessoas o vêem e dos aspectos menos positivos que a fama lhe trouxe.

BoJack Horseman Season 3 premiering on Netflix on July 22, 2016. The series stars Will Arnett, Aaron Paul and Amy Sedaris. (Photo Netflix)

A terceira temporada é a jornada pessoal de BoJack e marca o momento em que a sua ambição e desprezo o consomem e o tornam num indivíduo diferente, repleto de mágoa, receios e arrependimento. O mais fascinante em BoJack Horseman é a forma como as personagens crescem, se desenvolvem e nos afectam, numa história emotiva, devastadora e dramática que nos prende ao ecrã à procura de compreensão para a estranha mente de BoJack. Uma série surpreendente para os que esperavam um humor mais tolo e sem sentido e uma experiência imperdível no imenso catálogo da Netflix em Portugal. BoJack Horseman começou com uma primeira temporada animada e mais descontraída e acabou em grande, de forma devastadora, emocionante, com um BoJack mais crescido e autêntico, que começa agora a dar os primeiros passos em direcção a um novo futuro, com a eterna mensagem de que todos temos um pouco de Secretariat.

BoJack Horseman Season 3 premiering on Netflix on July 22, 2016. The series stars Will Arnett, Aaron Paul and Amy Sedaris. (Photo Netflix)

stars_16

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s