★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Snowden (2016)

snowdentt

poster-cinema-snowden-web

  • De: Oliver Stone
  • Com: Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Zachary Quinto
  • 2h18min

As motivações de Oliver Stone para a realização de um drama biográfico sobre Edward Snowden são muitas… Um homem visto como herói por uns, traidor por outros, que desafiou a norma e pôs em risco as vidas dos que o rodeiam para expor ao mundo a terrível verdade e situação dos serviços secretos. Um escândalo na medida em que as nossas vidas e a forma como estas são expostas diariamente ao mundo foram invadidas por suspeitas e espionagem recorrente. Snowden procura ser a visão de Stone desta história épica de um homem que achou necessário expor a situação ao mundo para suscitar o debate público. Mas perante uma história de vida extraordinária é estranha a forma como toda a narrativa foi concebida, tornando o filme numa espécie de jornada de heroísmo em tele-filme.

Image result for snowden 2016 still

O filme retrata as pisadas de Edward Snowden, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, no mundo dos serviços secretos, referindo alguns dos trabalhos mais marcantes que aceitou na NSA (National Security Agency) e aspectos da sua vida pessoal, acompanhado por Lindsay Mills (Shailene Woodley). É a história de um homem que jurou proteger o país e quis fazer de tudo para contribuir para a segurança deste mas que se vê no meio de um plano pouco ético e imoral que é uma clara invasão de privacidade de tudo e todos, por um suposto bem melhor. Perante esta verdade obscura, acompanhamos Snowden numa espécie de cruzada pessoal para desmascarar e suscitar a opinião e o debate público num tema tão controverso. Dos primeiros anos de carreira aos dias actuais, em que é um fugitivo da lei a viver na Rússia, depois de relatar a história a um grupo de jornalistas, entre os quais se inclui Luara Poitras, a realizadora do documentário Citizenfour, Snowden é uma versão mais ligeira da história por Oliver Stone.

Image result for snowden 2016 still

É esta mesma ligeireza e ausência de espírito crítico que leva Snowden a não brilhar, sobretudo depois de Citizenfour. É quase como que um guia para principiantes à vida de Edward Snowden dirigido a um público mais massificado, que procura suscitar algumas opiniões mantendo o carácter politicamente correcto. É uma história que tem tudo para funcionar, um herói dos tempos modernos, uma verdade bem presente e obscura e que nos afecta a todos ainda nos dias de hoje mas que é retratada por Stone como um biopic com menos emoção. A interpretação de Joseph Gordon-Levitt é sem dúvida o ponto mais forte da história, ao vestir a pele de Snowden de forma emotiva e cativante. Levitt surpreende com uma interpretação segura onde se debate constantemente sobre a moralidade das suas acções. Shailene Woodley e Zachary Quinto, destacam-se aqui também, um pouco em segundo plano, como alicerces desta história de vida.

É então a forma como os factos são retratados, como um mero produto de entretenimento, que deixa algo a desejar. Quando ouvimos o nome Snowden é quase que imediata a associação com o escândalo e polémica em volta das medidas pouco éticas da NSA mas aqui tudo isto surge apenas como mera peripécia para contar uma história de heroísmo que reproduz uma boa e eficaz homenagem mas falha em provocar susceptibilidades e em dar material para reflectir pós-sessão. É uma grande história, com uma moral inspiradora e cativante que não foi contada da forma mais eficaz e que se perde no seu aspecto mais biográfico e teatral. Esperava-se uma obra que apelasse ao espírito crítico do espectador mas Oliver Stone seguiu o caminho mais correcto e normalizado. Snowden é uma jornada empolgante e intrigante que com as boas interpretações de um elenco de grandes nomes não tirou todo o partido do seu potencial.

stars_12

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s