★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Salsicha Party (2016)

sapty_ttl_pt

salsicha-party_pt_final

  • De: Conrad Vernon e Greg Tiernan
  • Com: Seth Rogen, James Franco, Jonah Hill, Kristen Wiig
  • 1h29min

Uma experiência cómica meio surreal e bizarra à medida do que estamos à espera quando Seth Rogen e James Franco se juntam no ecrã. Uma divertida história que nos coloca num imenso universo paralelo onde a comida ganha vida e aguarda ansiosamente no supermercado por ser escolhida e levada para casa, sem consciência do terrível futuro que lhes está reservado. Com muito humor negro à mistura, piadas exageradas e um enredo que é de certa forma sádico e macabro, Salsicha Party é uma aventura que nos coloca no outro lado… Perante estas estranhas personagens, com uma certa fofura, nós somos os monstros e a causa dos seus maiores pesadelos.

Resultado de imagem para Sausage Party

Há uma originalidade incontestável à volta de toda a ideia, de todo este mundo irreal mas ao mesmo tempo próximo que vai ao encontro de uma realidade mais consumista, apresentando o outro lado do pano, o lado da comida que, inexplicavelmente, ganhou vida. Seguimos uma salsicha, Frank, e o seu par, Brenda, um pão para cachorros, numa estranha cruzada pelo supermercado, acompanhados por personagens esteriotipadas. Uma procura pela verdade, por aquilo que realmente os espera quando saem para lá das portas do supermercado. E se há coisa que é garantida durante esta jornada é humor adulto, com piadas e provocações que acabam por ser o prato principal da história e o motivo de interesse para o público alvo. Alguns dos momentos são absolutamente geniais e divertidos, pequenas referências à cultura popular e aos nossos hábitos como consumidores numa perspectiva diferente em que a comida partilha uma visão demasiado alegre e irrealista da sua vida. E há que destacar também algumas das personagens envolvidas em peripécias absolutamente geniais, sobretudo no confronto humanos/comida.

Resultado de imagem para Sausage Party

Na vertente mais cómica e exagerada, Salsicha Party tem uma certa irreverência e ousadia. As personagens, a própria animação e a concepção da ideia são possivelmente os melhores aspectos a destacar nestes 90 minutos e se tal acontece é porque a história que começa com uma música alegre e delirante sobre o futuro da comida adquire contornos sérios, inesperados e exagerados que não funcionam com o humor negro e sádico do filme ou deitam a perder parte do seu potencial. A forma como a história vai se tornando progressivamente mais séria não parece de todo natural, existindo diversas transições bruscas entre um humor mais tolo e negro e um carácter e ritmo mais sério e lento. Depressa a comédia tola procura ganhar asas e apresentar uma visão crítica da sociedade, o que é bom na medida em que existe uma clara tentativa de tornar a história em algo diferente e mais sério mas é mau quando esta transição é feita de forma brusca, procurando combinar num mesmo plano uma comédia desmedida com piadas exageradas e agressivas com uma certa seriedade e criticismo.

Resultado de imagem para Sausage Party

Salsicha Party é sobretudo para os fãs do género, para os fãs da dupla que não procuram nada mais do que humor sem preconceitos, pudor e motivação mas existe um certo desequilibro na história, ao ponto de que de um início alegre e com um enorme potencial terminamos de forma quase desconfortável e (muito) exagerada. A animação serve aqui apenas como uma forma de criar empatia com o espectador, criando uma falsa ideia agradável de simpatia e de fofura que se perde à medida que conhecemos algumas das personagens.

São os momentos mais marcantes da história, algumas das piadas e a personalidade de Frank que carregam todo o filme, numa odisseia divertida que cai por vezes num exagero desmedido e desnecessário. Salsicha Party não é o melhor dos exemplos para uma comédia adulta, ainda que tenha as suas piadas deliciosas e personagens divertidas e que esteja carregada de humor negro com uma certa ousadia, irreverência e originalidade.

stars_11

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s