Artigos, ★★★, Críticas, Festivais / Eventos, MOTELx, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica / MOTELX 2016 | Personal Shopper (2016)

motelxlogonew

personal-shopper-poster

Há uma certa estranheza e surrealidade no filme Olivier Aassayas sobre uma jovem personal shopper que comunica com espíritos na expectativa de fazer contacto com o seu irmão falecido. Maureen (Kristen Stewart) vive o seu dia-a-dia entre Paris e Londres em busca das melhores peças de roupa e acessórios para uma pessoa da alta sociedade que todos parecem detestar. Um mergulho no mundo da moda parisiense, acompanhado por um certo nível de espiritismo que por ora é empolgante, ora torna-se exagerado e de difícil compreensão. Não é de todo simples seguir esta narrativa do início ao fim ou simplesmente sentirmo-nos agarrados à história desde o início, já que a personagem de Stewart é algo intrigante e leva o seu tempo a manifestar a sua personalidade.

É no segundo acto do filme que as coisas ficam mais interessantes e apelativas, quando Maureen começa a receber mensagens no telemóvel de uma fonte desconhecida. Mensagens que a desafiam e fazem-na reflectir sobre certos aspectos e receios da sua vida. Personal Shopper procura provocar e aterrorizar com uma história de espiritismo não tão directa como o habitual e com o ritmo e a envolvente misteriosa de um thriller. A interpretação de Krsiten Stewart é o ponto mais forte de todo o filme, carregando a narrativa nos momentos mais difíceis, enquanto lida com os seus medos no dia-a-dia.

Não existe aqui uma narrativa simples de seguir e o desfecho é aberto à interpretação de cada um. Nada é óbvio e existem momentos estranhos e provocativos espalhados por toda a trama, pelo que o efeito mais assustador e obscuro do filme funciona sem sustos desnecessários pelo meio. Personal Shopper não é fácil de agradar e deixa uma série de questões em aberto, pelo que combina um ritmo mais lento e calculado com uma história de certa forma assustadora.

stars_11

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s