Artigos, ★★★★, Críticas, Festivais / Eventos, MOTELx, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica / MOTELX 2016 | Under the Shadow (2016)

motelxlogonew

undertheshadowposter

Fui apanhado de surpresa com Under the Shadow… Um filme de terror sobre possessões, guerra e uma série de eventos trágicos que assola uma família que vive com medo de um ataque iminente. É marcante a forma como acompanhamos mãe e filha nesta história em que o terror é real, presente e ao mesmo tempo fantástico, provocando o espetador com uma sensação constante de claustrofobia e receio. No centro da guerra, mãe e filha vêm-se confrontadas por duas frentes, a primeira com os militares, os míssseis e a segunda com uma entidade poderosa que se apodera do medo e desconforto das vítimas.

A atmosfera real e perigosa causa uma certa instabilidade e uma sensação de insegurança que se mantém presente durante todo o filme. O terror aqui está presente na história, nos sustos e no desenvolvimento das personagens, que se deixam levar pelo medo e perdem-se por completo numa odisseia trágica e aterrorizante. Há muito que não me deixava hipnotizar por uma história tão forte e é surpreendente a forma como o medo aqui surge de tantas formas diferentes. Under the Shadow é um trabalho promissor com duas interpretações de grande nível das actrizes que dão vida a mãe e filha, com uma progressão interessante a nível de personalidade. A vida familiar é também alterada em simultâneo com a personalidade das personagens e o típico enredo da família normal ameaçada por uma entidade maligna é aqui alterado com uma percepção real do medo.

Os clichés do género provocam e afectam o espetador pela forma como a atmosfera negra e pesada é construída. A fotografia é também um grande destaque aqui, tal como a banda sonora, complementando o build up e a atmosfera mais provocadora do filme. No fim de contas, Under the Shadow é um trabalho notável no género, provocador, real e verdadeiramente assustador. Uma experiência que nos convida a reflectir sobre os conflitos armados, sobre a falsa sensação de segurança e sobre a perigosa realidade que se vive naquelas regiões todos os dias. Um trabalho de qualidade com boas interpretações do elenco principal e uma história forte que nos afecta pela proximidade à realidade.

stars_16

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s