Artigos, ★★★, Críticas, Festivais / Eventos, MOTELx, Português, Prémio MOTELX Melhor Curta Portuguesa 2016, Reviews
Leave a Comment

Crítica / Prémio MOTELX Melhor Curta Portuguesa 2016 | Oneiros (2015)

motelxlogonew

oneiros_poster

Será Oneiros uma espécie de experiência televisiva assustadora? As referências e inspirações noutros filmes do género como é o caso de The Ring e Poltergeist dão à curta um certo tom familiar e a atmosfera escura é certamente apropriada para provocar o espetador. Talvez haja pouca cor e luz mas tudo parece propositado para criar uma envolvente mais pesada e escura. Esta é a história de um estudante, que vive sozinho em casa e que numa noite de estudo, encontra-se na sala a ver televisão. O ruído da televisão dá a ideia de algum tempo perdido no sofá e daqui, o jovem segue para o quarto para estudar… Mas nesse preciso momento uma série de estranhos fenómenos começam a acontecer. A televisão insiste em ficar ligada, emitindo apenas ruído branco, indicando talvez a presença de algo ou alguém em casa. Daqui em diante, uma noite que parecia ser normal torna-se num autêntico pesadelo.

A forma como Gustavo Silva nos apresenta toda esta temática podia ser facilmente adaptável para longa-metragem e talvez assim houvesse tempo para explorar e provocar um pouco mais as emoções na audiência. A banda-sonora acompanha este pesadelo da personagem principal e transforma-o numa espécie de build-up constante, deixando sempre a sensação de um susto iminente. Oneiros está assente na interpretação de Bruno Monteiro, que assiste pálido e impotente a estranhas manifestações e acontecimentos e consegue criar uma breve sensação de desconforto lá mais perto do desfecho.

O MELHOR: A interpretação de Bruno Monteiro e todo o conceito e premissa à volta de uma televisão que se insiste em ligar e em emitir ruído estático.

O PIOR: A história, no seu todo, fica um pouco aquém do esperado, pelo menos depois de um início forte e cativante. Com a progressão da história, perde-se um pouco a energia e o tom mais curioso da curta.

stars_12

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s