Artigos, ★★★, Críticas, Festivais / Eventos, MOTELx, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica / MOTELX 2016 | February (2015)

motelxlogonew

Image result for february poster

Não estava nada mas mesmo nada a espera do que vi em February, sobretudo depois de o filme ter sido descrito como uma história de possessões. Aqui essa descrição serve apenas como base para uma cadeia de eventos doentios e de verdadeiros horrores quando uma adolescente, Kat, se vê aterrorizada perante visões e manifestações demoníacas durante o período de férias em pleno colégio. As visões tornam-se cada vez mais fortes e Kat torna-se numa personagem arrepiante e inquietante que vagueia pelos escuros corredores do colégio até ao dia em que uma tragédia acontece. Ao mesmo tempo em que acompanhamos Kat, seguimos as pisadas de Joan, perdida e abandonada em pleno Inverno, ocultando um passado misterioso e obscuro. Joan é salva por um simpático casal a caminho da cidade do colégio de Kat para homenagear a sua filha. O que se segue é uma aterradora sequência de eventos.

Estava muito longe de imaginar uma história tão fria e cruel e a interpretação de Emma Roberts é verdadeiramente inquietante. February tem habituais clichés das histórias de possessão mas contorna essa fragilidade com um enredo aterrorizante e cruel. A trágica sequência de eventos é apresentada como um enorme ciclo em que as pisadas de Kat e Joan são apresentadas alternadamente. A atmosfera fica progressivamente mais sombria e há que mencionar a intensidade que o filme adquire mais perto do final, tornando-o numa experiência assustadora e cruel.

O que parecia ser mais uma história de demónios e possessões, tornou-se num enredo com contornos doentios e assustadores, compensando assim alguns dos clichés e momentos menos bons e dando uma enorme bofetada no estômago dos espetadores. São os contronos de February que o tornam numa experiência sádica, brutal e cruel, contrastando com os pequenos sustos desnecessários. A atmosfera escura e intensa está sempre presente e a personalidade obscura das personagens torna o filme numa experiência misteriosa e intrigante.

stars_12

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s