★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Refrigerantes e Canções de Amor (2016)

REFRIGERANTEStitleREFRIGERANTESposter

  • De: Luís Galvão Teles
  • Com: Ivo Canelas, Lúcia Moniz, Victória Guerra, João Tempera
  • 1h38min

A comédia portuguesa, muitas vezes estilizada por forma a parecer mais familiar, mais novela, tem vindo a perder a força e o impacto de outrora. Os exageros das personagens, as histórias mais ou menos tolas e a falta de motivação ou de emotividade são os pontos que muitas das vezes tornam boas intenções em obras com pouca ou nenhuma relevância. Ainda que por vezes o mero objectivo de entreter seja cumprido, deixando plateias pelo país fora a rir às gargalhadas, grande parte das comédias portuguesas dos dias de hoje acaba, infelizmente, por cair no esquecimento. Ora, num cenário negro e pouco amigável para o género, chega-nos da autoria do comediante Nuno Markl e do realizador Luís Galvão Teles, uma comédia simpática e divertida que se distingue pelas suas peculiaridades, pelo carinho e pelo afecto constantes ao longo de toda a sua duração. Refrigerantes e Canções de Amor é uma comédia distante do habitual formato telenovela que centra as atenções no maior compositor da actualidade de músicas para anúncios, Lucas (Ivo Canelas), que se vê abandonado e traído pela mulher e sem esperanças para o futuro.

Image result for refrigerantes e canções de amor

Desta premissa surge uma história algo invulgar de um encontro com uma tímida dinossaura cor-de-rosa no meio de um supermercado, que vai mudar todos os ideais de Lucas, tornando-se numa espécie de musa e de inspiração. A amável relação entre Lucas e o animal colorido é acompanhada por peripécias algo invulgares como o surgimento de um atirador furtivo interpretado por Sérgio Godinho e diversas aparições de um Jorge Palma imaginário que aconselha Lucas ao longo da história. O prato principal desta história acaba então por ser uma simpática história de amor, acompanhada de contornos e desvios que criam empatia com o espetador, e uma série de dicas e truques do Jorge Palma imaginário que se torna inevitavelmente na personagem mais marcante de todo o filme.

Enquanto a personagem de Ivo Canelas vagueia por uma espécie de limbo artístico, temos uma espécie de história secundária sobre a relação da ex-mulher com o seu o maior rival, que acaba por pouco ou nada contribuir para o desenrolar da trama que realmente importa, havendo ainda tempo para descobrir o supermercado mais animado do país onde lições de carrinhologia acompanham a presença muito agradável e sempre bem-vinda do actor Ruy de Carvalho.

Image result for refrigerantes e canções de amor

Esquecendo os eventuais exageros ou personagens que acabam por não estar tão bem concebidas, Refrigerantes e Canções de Amor é uma comédia simpática, sem grandes devaneios, tolices e intrigas que procura divertir e emocionar o espetador com uma simples história de amor em que a música, os anúncios de refrigerantes e de certa forma o próprio Jorge Palma ligam todos os elementos. Já Rui Veloso bem dizia que não haviam canções de amor como as de antigamente e, de alguma forma, Refrigerentes e Canções de Amor, é também o retrato de uma indústria que já viu melhores dias, com pequenos e deliciosos confrontos entre dois artistas rivais. Com interpretações divertidas de Ivo Canelas, Jorge Palma, Gregório Duvivier, entre outros e a simpatia de uma dinossaura cor-de-rosa que vagueia pelos corredores do supermercado, este é um filme em que as personagens e eventuais relações são o ponto forte, compensando um enredo que procura sobretudo divertir o espetador.

stars_11

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s