Artigos, Festivais / Eventos, MOTELx
Leave a Comment

MOTELX 2016 | Os Destaques

motelxlogonew

E o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa está de parabéns! São já 10 edições de um festival de renome que procura trazer ao coração da capital selecções de luxo de filmes de terror e fantásticos. A comemoração destes 10 anos de grandes sucessos e histórias tem início com a chegada de uma das mais imponentes e místicas figuras da história de Portugal, o rei D. Sebastião, que regressa por entre a densa neblina trazendo consigo um cartaz que vai fazer palpitar os corações dos espetadores.

motelx_poster-2016

De 6 a 11 de Setembro, a Avenida da Liberdade enche-se de um encanto e de um misticismo especial, com sessões nas salas do Cinema São Jorge e do Teatro Tivoli BBVA. Este ano, as novidades são muitas , a começar pela imagem mais moderna e apelativa, sem esquecer o Prémio MOTELX para Melhor Longa-Metragem de Terror Europeia / Méliès D’Argent, com um painel de júris que incluí o mestre do Terror Ruggero Deodato. O Prémio MOTELX para a Melhor Curta Portuguesa é também um dos grandes destaques desta edição com 10 curtas em competição.

Source: https://cinewalkofshame.com/2012/09/17/dallaltra-parte-del-cult-intervista-a-ruggero-deodato/

Ruggero Deodato

O realizador de Holocausto Canibal estará presente nesta edição do festival, no qual está incluída uma secção dedicada aos seus filmes, em que se incluí as exibições de Holocausto Canibal (dia 9 – 21h30) e de The House on the Edge of the Park (dia 10 – 00h00).  No dia 11, pelas 19h00, o realizador italiano junta-se à conversa com o realizador norte-americano Mick Garris e com os espetadores para falar de memórias e experiências da indústria cinematográfica nos anos 70 e 80. Esta secção é acompanhada por uma homenagem da organização, em colaboração com o colectivo White Noise, ao cineasta Walerian Borowczyk (1923-2006), com o intuito de dar a conhecer a obra deste em duas exibições especiais. Para além destas secções, as já habituais sessões especiais e a secção dedicada ao cinema português Quarto Perdido fazem também parte do programa da edição deste ano.

SESSÃO DE ABERTURA 

O arranque do festival é marcado pela antestreia do filme Don’t Breathe – Nem Respires da autoria de Fede Alvarez e produzido por Sam Raimi. Um filme sobre um assalto que depressa se torna num desafio intenso e perigoso, repleto de obstáculos e segredos e que tira partido do género home-invasion do ponto de vista dos assaltantes. Uma combinação explosiva de elementos tanto de som como imagem que procura criar momentos de tensão e uma experiência imersiva. Dia 6 – 21h30.
Image result

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

The Devil’s Candy, do realizador Sean Byrne (The Loved Ones), é o filme escolhido para encerrar as comemorações do 10ºaniversário do MOTELX. Um filme em que o heavy metal marca uma forte presença e que relata a história de um pintor que vê o seu trabalho e vida ameaçada quando um homem bate à sua porta com o objectivo de regressar aquela que em tempos foi a casa dos seus pais. Dia 11 – 21h45.

 

SERVIÇO DE QUARTO | DESTAQUES

Ao todo, são mais de 70 sessões que, no seu conjunto, trazem à cidade de Lisboa uma mostra do melhor cinema de terror dos últimos anos e é a secção SERVIÇO DE QUARTO que alberga grande parte dos melhores títulos do festival. Começamos pelo último filme de Rob Zombie, 31, uma história visceral em que um grupo de artistas de circo vê-se confrontado numa situação horrenda no Halloween de 1976, que evoca o gore e o exagero característicos dos anos 70 (Dia 7 – 00h00 / Dia 8 – 14h15).
Image result for 31 rob zombie
Do terror visceral e bizarro de Rob Zombie, seguimos para a sequela de Assassination Classroom, Assassination Classroom: The Graduation, na qual os alunos da turma 3E procuram assassinar o professor UT, quando o futuro da humanidade está em risco. O filme é exibido no dia 9 pelas 19h00 e tira partido do êxito, a nível mundial, do seu predecessor.
Seguindo a onda japonesa, temos ainda uma larga selecção composta por títulos como Creepy, a história de um psicólogo criminal que numa tentativa de mudar de vida e de encontrar a paz e o sossego acaba por se deparar com um vizinho psicopata (Dia 9 – 00h00), The Inerasable, a história de uma autora de livros de terror que inicia uma investigação com uma estudante para desvendar histórias de violência e suicídio (Dia 7 – 14h00) e, por último, Sadako vs Kayako, o épico crossover dos fenómenos Ring Ju-On em que ninguém está a salvo (Dia 10 – 00h15 / Dia 11 – 15h00).
Da grande panóplia de filmes japoneses e asiáticos seguimos para uma selecção de filmes norte-americanos que estiveram nas bocas do mundo, em que podemos encontrar My Father Die, uma história de vingança que é também o primeiro filme da autoria do filho do actor Pierce Brosnan, Sean Brosnan (Dia 10 – 00h15); o derradeiro capítulo da saga The Purge, The Purge: Election Year (Dia 9 – 00h00); Pet, uma co-produção espanhola do catalão Carles Torrens em que uma paixão se converte numa perigosa obsessão com contornos inesperados (Dia 8 – 18h45) e a antologia Holidays sobre os feriados mais populares do mundo, em que as tradições se tornam no motivo de celebração do terror, com uma squência de curtas-metragens da autoria de alguns realizadores conhecidos do festival (Dia 10 – 18h45).
De destacar ainda a exibição do filme indiano Psycho Raman, estreado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes deste ano, que conta a história de um serial-killer obcecado por um polícia e que procura criar situações para obrigar este a transgredir. O filme da autoria de Anurag Kashyap é exibido dia 9 pelas 16h30.
Esta pequena selecção de destaques é concluída com o filme do cineasta Olivier Assayas que esteva na competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. O filme Personal Shopper conta a história de uma jovem norte-americana a viver em paris que recebe mensagens misteriosas derivadas das suas habilidades psíquicas e tem Kristen Stewart a liderar o elenco principal. O filme é exibido dia 11 pelas 17h05.
O convite está então feito para um festival que promete trazer o terror à cidade de Lisboa pela décima vez. Os destaques vão estar por aqui no Panda’s Choice, com comentários referentes aos dois Prémios do festival e à vasta selecção de filmes que serão exibidos ao longo dos dias. Para os mais ávidos fãs, as sessões duplas da meia-noite terão lugar nos dias 9 e 10 de Setembro com os filmes The Purge: Election Year + Don’t Kill It (sexta) e My Father Die + Sadako vs Kayako (sábado). Para os interessados, os canais TVCine vão celebrar o arranque do festival com a exibição, no dia 6 de Setembro, de 13 curtas-metragens portuguesas e 5 longas que fazem parte da história do festival, a partir das 12h30. A selecção de filmes a serem exibidos no canal TVC4 é a seguinte:
  • 12h30-Blarghaaahrgarg
  • 14h05-Hyena
  • 16h05-Cop Car
  • 19h05-What We Do in the Shadows
  • 20h36-The Visit
  • 22h45-Pela Boca Morre o Peixe
  • 23h00-Knock Knock

Fique a par de todas as novidades sobre o festival MOTELX 2016 aqui!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s