★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Reviews
Comment 1

Crítica | À Procura de Dory (2016)

FindingDoryTT

FindingDoryposter

  • De: Andrew Stanton, Angus MacLane
  • Com:  Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Ed O’Neill
  • 1h37min

13 anos depois de uma das histórias mais memoráveis da parceria Disney/Pixar que motivou a febre pelo peixe-palhaço, visitas a oceanários e emocionou plateias de miúdos e graúdos com uma história de coragem, partilha e aventura na qual transparecem os principais elementos que caracterizam os êxitos da parceria… Foram anos de espera por uma das premissas e sequelas mais aguardadas dos últimos tempos. À Procura de Dory funciona quer como spin-off quer como sequela da história do peixinho que se viu perdido, recuperando as personagens com personalidades deliciosas e absolutamente inesquecíveis como Dory e Marlin e promovendo uma agradável sensação de nostalgia que perdura de início ao fim. Mais uma jogada de ouro da Disney para juntar ao leque de proezas deste ano que promete cativar os mais novos e deliciar os que aguardam há muito por este regresso ao oceano.

Este é um autêntico reencontro entre gerações que podem aqui partilhar uma aventura deliciosa e divertida enquanto tiram partido de um Nemo mais crescido e de uma Dory que se vê perdida e com saudades da família. Um reencontro familiar, de amizades e que junta aos elementos nostálgicos uma nova e memorável personagem que desafia todos os limites e barreiras na tecnologia de animação 3D e que é uma prova viva do talento que está por trás de 100 minutos de aventura e diversão. O polvo Hank é o espelho da inovação que tem sido evidente nos últimos anos no cinema de animação com detalhes vivos e naturais que procuram captar da melhor forma possível a versatilidade nos movimentos que caracteriza a espécie. Mas não é apenas de inovações que este reencontro vive… A dedicação para trazer ao grande ecrã as personagens do filme original, procurando ao mesmo tempo oferecer um enredo no mesmo nível, é um dos aspetos que salta logo à vista com semelhanças na narrativa que cativam o espetador e o transportam para uma viagem a um passado não muito distante.

Aqui Dory é a estrela e o centro das atenções enquanto procura pela família que aparentemente esqueceu e perdeu durante o tempo que passou à deriva no oceano e Nemo e o seu pai Marlin estão para lhe dar todo o apoio em mais uma longa viagem repleta de riscos e de momentos divertidos. Ao longo do filme somos como que confrontados com flashbacks e momentos que antecedem o filme original, procurando estabelecer uma ligação entre as duas histórias que se torna por vezes forçada e deixa no ar um desejo de ver uma aposta mais arriscada por parte da Disney. À Procura de Dory é uma aposta segura por parte da parceria Disney/Pixar que se viu motivada e dedicada a reproduzir uma história para um conjunto de gerações muito diferentes, procurando surpreender e cativar tanto os mais pequenos como os mais graúdos. As personagens divertidas e carismáticas oferecem sustento por vezes a uma divertida narrativa que acaba por ter algumas semelhanças com a história original e que peca sobretudo por esse mesmo motivo.

Com os elementos habituais que compõem os projetos memoráveis da Disney/Pixar como as personagens incríveis e as histórias comoventes e deliciosas que refletem características humanas e que nos são familiares ou que lhes dão um ar mais natural e familiar. A diversão é garantida e a história recupera alguns dos aspetos mais interessantes do filme original mas há que salientar que as várias semelhanças se tornam por vezes numa desvantagem na qual a nostalgia é superada por uma estranha sensação do tipo ‘mas onde é que eu já visto?’. Marlin, Nemo e Dory continuam adoráveis e há que congratular os estúdios pela inovação e pelo empenho e dedicação demonstrado ao dar vida a uma sequela que não pareceu desnecessária. À Procura de Dory promete divertir os mais pequenos e emocionar os mais crescidos com uma bonita história sobre amizade, a família e uma aventura assente em valores que nos definem.

stars_14

Advertisements

1 Comment

  1. À Procura de Dory: 5*

    “À Procura de Dory” tem um argumento bem construído e uma história bastante tocante sobre reencontros e amor de pais, o que é importante e tornou o filme comovente…

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s