★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Comment 1

Crítica | Sing Street (2016)

SingStreetTTsingstreetposter

  • De: John Carney
  • Com: Ferdia Walsh-Peelo, Lucy Boynton, Jack Reynor
  • 1h45min

O talento de John Carney para trazer ao grande ecrã histórias memoráveis e deliciosas com um toque musical de destaque não é de todo novidade para os cinéfilos mais atentos. Se Once foi um romance apelativo e emocionante que comove o espetador e revela um retrato humano de uma relação inesperada, Begin Again foi uma verdadeira celebração da vida, do amor com encontros e desencontros e mudanças de rumo, ambos acompanhados por bandas sonoras igualmente marcantes e vivas que conferem um toque especial às histórias. É esta mesma energia que salta para fora do ecrã em Sing Street, numa deliciosa história de amor que acaba por ser uma ode ao espírito rock dos anos 80 num filme feel good que nos encanta e contagia do início ao fim.

O que aparentava ser o início de um ano mais atribulado para o jovem Conor (Ferdia Walsh-Peelo) que se vê à mercê de uma escola católica irlandesa em meados dos anos 80 depressa se transforma numa autêntica viagem de descoberta, de partilha e de convivência quando este se depara com uma misteriosa jovem modelo Raphina (Lucy Boynton) que o deixa sem palavras. A dificuldade em se adaptar a um novo e mais duro ambiente acaba então por servir de motivo para uma tentativa de aproximação que resulta na criação de uma banda para a conquistar. Sem saída possível, Conor decide ir com tudo aquilo que tem para criar uma banda e gravar vídeos com Raphina e em conjunto com rapazes da escola, acabando por compor e escrever músicas que captam parte daquela que é a energia e essência do rock and roll nos anos 80, com uma enorme dedicação, carinho e respeito pela música que tornam toda a história numa verdadeira viagem ao passado, com músicas da época, roupas extravagantes e o toque mágico de John Carney que partilha o seu amor e dedicação pelo mundo da música.

O que aparentava ser apenas um filme feel good com um carácter convidativo e humano de comming-of-age depressa ganha inesperados contornos que o convertem num filme memorável e delicioso com uma história de amor e de descoberta que tira partido da força e energia das músicas contagiantes para cativar e aproximar o espetador a personagens igualmente marcantes. A partilha de momentos entre os elementos da banda e toda a dedicação no ar são outro dos pontos chave de Sing Street que cria assim uma mensagem inspiradora e dedicada que promove empatia com o espetador. Como se já não bastasse a reprodução de tantos êxitos marcantes dos anos 80, as músicas originais são igualmente cativantes e empolgantes, de tal forma que as evidentes inspirações noutros êxitos e a passagem por vários estilos contribuem para uma banda sonora que é uma autêntica proeza.

Com Sing Street, John Carney apresenta-nos uma visão da música como uma forma de vida, como uma inspiração para o nosso dia-a-dia, acompanhada por uma história deliciosa de um rapaz que decide mudar o rumo da sua vida e dedicar-se à conquista de uma misteriosa rapariga que depressa se torna muito especial. É uma história de amizade, de amor, de partilha, de bons e maus momentos em que a vida e a música são colocados lado a lado e em que a dedicação, a coragem, a empatia e, sobretudo, a energia contagiante triunfam num verdadeiro espetáculo musical repleto de emoções e convivências. Uma homenagem e um tributo ao rock and roll, no qual transparece o gosto e dedicação de Carney pelo mundo da música e em que é mais uma vez evidente o talento deste para contar histórias de vida comoventes, deliciosas e absolutamente contagiantes.

stars_16

Advertisements

1 Comment

  1. Pingback: BAMBOO AWARDS | 8 Grandes Surpresas de 2016! | Panda's Choice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s