★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Mestres da Ilusão 2 (2016)

NYSM2

NYSM2poster

  • De: Jon M. Chu
  • Com: Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Mark Ruffalo
  • 2h9min

É a curiosidade, a adrenalina e a envolvência do público que tornam um espetáculo de ilusionismo numa experiência sem igual. O ato de estarmos perante um truque difícil de explicar, a grande probabilidade de sermos surpreendidos e a forma como somos cativados a sentirmo-nos envolvidos a cada minuto que passa… A essência do ilusionismo é notável e encanta gerações atrás de gerações, deixando questões no ar, aplausos e um sentimento de gratidão e de surpresa. Mas, quando se procura transferir todo o potencial da ilusão para o grande ecrã, perde-se toda a magia, todo o impacto, brilho e a surpresa. A ilusão oferecida por intermédio de efeitos visuais perde o encanto e deixa no ar um certo desânimo, mas a verdade é que o potencial do ilusionismo está assente no espetáculo ao vivo e não num produto que resulta de meses de edição de imagem. Por este motivo, Mestres da Ilusão 2 é nada mais nada menos do que uma mera cópia do antecessor com algumas substituições no elenco… Uma grande jogada que vê no elenco de luxo os seus grandes trunfos, mas que face ao exagero perde a graça, o impacto e ironicamente a magia.

Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Dave Franco, Morgan Freeman, Mark Ruffalo e agora também Daniel Radcliffe e a mais recente presença feminina do grupo de mágicos, Lizzy Caplan… São estes os nomes sonantes de um elenco de fazer inveja e que se prepara para fazer parte de mais uma série de grandes truques de magia que são como que uma preparação para um final em grande. É aqui que se concentra grande parte do potencial de Mestres da Ilusão 2, tirando partido de personalidades carismáticas e divertidas que dão toda uma força e energia cativantes à história.

Mestres da Ilusão 2 pega na história do primeiro filme, com Thaddeus Bradley (Morgan Freeman) na prisão e os quatro cavaleiros a serem desafiados para uma aventura sem limites em que a magia e a ilusão são postas à prova como nunca. As mentiras, os truques e sobretudo o carisma dos cavaleiros são assim mais uma vez a receita para um autêntico espetáculo de magia que se concentra agora em magnatas da tecnologia com interesses duvidosos e que colocam em risco a segurança e privacidade de tudo e todos. Confrontados com uma série de problemas e com a aparição súbita de uma das personalidades mais influentes do mundo da tecnologia, Walter Mabry (Daniel Radcliffe), os cavaleiros vêm-se numa enorme encruzilhada, cuja saída requer um grande truque que será possivelmente o mais ambicioso das suas carreiras.

É a volta de uma gigante teia de conspirações e mentiras que se cria toda a uma narrativa que se vai perdendo aos poucos ao longo do filme e cujo conteúdo não é suficiente para fazer valer as quase duas horas de filme, mesmo que parte do potencial e energia seja recuperado com os truques a que estamos habituados. A questão central aqui é, mais uma vez, a falta de impacto e de credibilidade, fruto sobretudo do uso de efeitos visuais que tira todo o encanto ao ilusionismo, tornando o filme numa espécie de ode irónica aos grandes mágicos, incapaz de reproduzir a essência do espetáculo e de cativar os espetadores. Contudo, há que referir a adrenalina de algumas das sequências de ação e há que dar o merecido crédito à forma empolgante com que os espetáculos e os truques vão sendo preparados e apresentados. Mestres da Ilusão 2 é como um mero encore do seu antecessor, que recupera a história, ainda que se perca em exageros, com as mesmas personagens, grandes truques e momentos repletos de adrenalina…

stars_11

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s