★★★, Críticas, Highlight Reviews, Reviews
Comment 1

Crítica | Alice do Outro Lado do Espelho (2016)

ALICEIITTPoster

  • De: James Bobin
  • Com: Johnny Depp, Mia Wasikowska, Helena Bonham Carter
  • 1h53min

Das pequenas experiências que resultaram da parceria entre Tim Burton e a Disney, devo dizer que Alice no País das Maravilhas acabou por ser uma pequena desilusão, tendo em conta o ímpeto e a excentricidade que o filme aparentava ter e que culminaram aos poucos numa narrativa demasiado regular, baseada na narrativa familiar que todos conhecem, e que acabou por servir apenas de mote a mais um universo criado pelo seu visionário realizador. O que este regresso traz de novo ao ecrã, 10 anos depois, é sobretudo uma disposição e uma história divertida que aproveita todo o universo e todas as personagens para uma aventura contra o tempo. Ao elenco, liderado mais uma vez pelo homem das mil caras, Johnny Depp, que se apresenta aqui com uma versão mais dramática do Chapeleiro Louco, pela jovem Alice interpretada por Mia Wasikowska, que é agora uma corajosa exploradora e navegadora e a tão carismática rainha de copas interpretada pela veterana Helena Bonham Carter, junta-se uma personagem carismática que dá uma dimensão original e interessante à história, interpretada pelo comediante Sacha Baron Cohen.

Regressamos então à hora do chá e somos como que servidos com um dilema que deixou o Chapeleiro de rastos e, por conseguinte, todos os que o acompanham habitualmente. Confrontada com toda esta triste situação, Alice procura fazer os possíveis para dar ao velho amigo motivos para sorrir e para voltar a ser a pessoa excêntrica e divertida conheceu, acabando na fortaleza do Tempo, que é aqui representado como uma espécie de antagonista que procura apenas manter a ordem, impedindo Alice de utilizar um objeto místico que lhe possibilitaria viajar para trás no tempo. Surge daqui então uma estranha, peculiar e divertida aventura, que nos leva do passado ao presente, numa história que se baseia na amizade, na família e na luta contra o impossível.

É nesta perspetiva de personagem central, quase que omnipresente e de extrema relevância para a história que Sacha Baron Cohen se apresenta em boa forma, sem os exageros e os desvaneios da sua comédia mais agressiva e com uns momentos deliciosos em que contracena lado a lado com Johnny Depp. Tal como na adaptação de Tim Burton, Alice tem aqui um papel quase que secundário na medida em que toda a sua jornada gira em torno das personagens características daquele mundo e que dão vida e um encanto diferente ao filme. Em Alice do Outro Lado do Espelho somos como que confrontados por uma extensa cadeia de eventos na qual as personalidades extravagantes e peculiares das personagens que conhecemos vão sendo postas a prova e o papel de Alice acaba por ser o de repor a ordem depois de ter colocado todo o universo em risco ao viajar no tempo.

Mas, apesar de funcionar como uma aventura para a família, sobretudo para um público mais jovem, há que referir as pobres motivações das personagens (o egoísmo e a falta de bom senso dominam naquele universo) e um conteúdo que acaba por nem aquecer nem arrefecer, cumprindo meramente o objetivo de entreter e divertir. Neste regresso ao universo fantástico e “maravilhoso”, diversão e boa disposição são garantias fruto das interpretações de personagens amáveis, curiosas e absolutamente deliciosas que nos cativam e nos levam a sentirmo-nos atraídos pela narrativa. Alice do Outro Lado do Espelho vale sobretudo pelas personagens curiosas e por alguns momentos empolgantes e divertidos que acabam por conferir algum potencial e impacto na história, saltando à vista um empenho claro e dedicação em tornar o filme numa história para toda a família.

stars_11

Advertisements

1 Comment

  1. Alice do Outro Lado do Espelho: 4*

    “Alice do Outro Lado do Espelho” é um filme bastante bom, este “Alice do Outro Lado do Espelho” é um filme a ver sem dúvida eu gostei muito disto.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s