★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Comments 2

Crítica | Má Vizinhança 2 (2016)

  • De: Nicholas Stoller
  • Com: Seth Rogen, Rose Byrne, Zac Effron
  • 1h32min

Ainda que não houvesse a mais pequena necessidade de uma sequela para a comédia “bairrista” que colocou frente a frente Seth Rogen e Zac Effron, a verdade é que a fórmula bem-sucedida voltou a fazer estragos com uma comédia alucinante que se preenche com o típico humor de Rogen e com a química contagiante entre este e Rose Byrne que, com uma filha a crescer enfrentam agora uma ameaça ainda maior à sua tranquilidade conquistada no final do primeiro capítulo. O humor satírico, voraz e sem pudor junta-se assim a um desafio ainda mais complicado, com a chegada de uma irmandade de raparigas à casa ao lado que se prepara para mudar as regras com as melhores festas da cidade, lideradas por Shelby (Chloë Grace Moretz), uma jovem que vê na universidade uma forma de aproveitar todos os anos perdidos no Secundário.

Neste duelo de titãs, tal como no primeiro capítulo, Rogen e Byrne jogam todas as cartas do baralho para tentar destabilizar uma irmandade de jovens, numa aparente repetição da história que entra agora num rumo mais sexista e sentimentalista. Tática após tática, são as múltiplas tentativas do casal que dão força a uma história que em pouco ou nada difere da anterior, aparte das diferenças mais sexistas que são evidentes assim que somos introduzidos ao gangue de raparigas que se prepara para o ano das suas vidas. Grace Moretz junta-se assim ao elenco de repetentes, em conjunto com Selena Gomez, para dar uma nova vida à história que procurou trazer um pouco da geração American Pie para o grande ecrã mas vê-se em dificuldades para triunfar num palco que é claramente dominado por Rogen e Effron. Num registo ligeiramente diferente do habitual, a atriz tenta dar vida a uma rapariga que anseia pela universidade para se redimir dos anos menos bons do passado mas cuja personalidade tende a cair num exagero desnecessário que é compensado de forma célere por uma ou outra piada incluída em plano de fundo.

A equipa maravilha, Rogen e Byrne, volta a estar em altas com uma relação descontraída e simpática que completa as personalidades desinibidas e alegres que conhecemos no primeiro filme, ao passo que a personagem interpretada por Effron é confrontada por um árduo conflito pessoal quando vê a vida a passar-lhe à frente, sem conseguir ser bem-sucedido e com os amigos da irmandade a preparem-se para novas etapas. Com uma enorme vontade de conquistar o respeito e admiração dos que o rodeiam, Effron dedica-se de corpo e alma à causa das raparigas lideradas por Moretz, tornando-se numa carta especial de uma batalha épica que recupera a diversão, o ânimo e loucura do predecessor.

O que falta em Má Vizinhança 2 é sobretudo uma falta de vontade de inovar, com uma história que se tornou familiar e personagens que pouco ou nada trazem de novo, deixando a comédia cair no esquecimento, sem elementos que a tornem quer especial quer memorável. Fica a faltar a irreverência de Rogen e o espírito rebelde do primeiro filme, ainda que piadas não faltem e o bom humor e disposição sejam garantidos. Para os entusiastas do género e do estilo cómico de Rogen, não existem grandes motivos para sair desapontado da sala… Má Vizinhança 2 é uma comédia que cumpre aquilo que promete mas deixa a desejar com uma história que traz de volta muito do potencial e muitos dos aspetos característicos da história, tornando-se num filme desnecessário que consegue pelo menos manter a fasquia e cumprir o objectivo de entreter e divertir.

stars_11

Advertisements

2 Comments

  1. “Má Vizinhança 2”: 4*

    “Má Vizinhança 2” é um filme bastante divertido com variadas peripécias, momentos hilariantes e grandes surpresas e por isto tudo recomendo que o vejam.
    “Neighbors 2: Sorority Rising” tem um argumento bem conseguido e coeso, apesar de haver algumas pontas soltas e alguns clichés.
    PS, se não viu o primeiro tem de ver.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s