★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Comment 1

Crítica | Mergulho Profundo (2015)

bsplashlogobiggersplash

  • De: Luca Guadagnino
  • Com: Dakota Johnson, Ralph Fiennes, Matthias Schoenaerts
  • 2h4min

FCI2016 imagemSenti-me atraído… Quase que sugado pela beleza duma história e de personagens invulgares e pela fotografia que revela detalhes e paisagens deslumbrantes de um país com uma enorme riqueza natural e cultural… O mais recente filme de Luca Guadagnino é, quer se queira, quer não, um misto entre thriller, romance e comédia com uma tensão muito peculiar que surge nos momentos inesperados e que tira partido de personagens com aspectos pessoais únicos e vivos, frutos de vidas ricas e repletas de histórias para contar. Somos como que enviados para o meio de um barco à deriva, sem saber onde estamos, quem acompanhamos e o que se vai passar. Seguimos um casal (uma estrela de rock famosa e um homem da 7ª arte) a viver uma paixão intensa pelo meio de lugares belos onde o sol brilha e transparece uma relação de confiança da qual pouco ou nada sabemos.

É então que o casal, interpretado por Tilda Swinton e Matthias Schoenaerts, recebe a visita de um velho e excêntrico amigo que fez parte da vida de ambos no passado, acompanhado por uma pequena novidade, a sua filha. Ralph Fiennes e Dakota Johnson completam assim o elenco principal de um filme que se vai revelando aos poucos, abrindo as cortinas apenas nos instantes finais e deixando o espectador inundado com dúvidas que vão sendo atenuadas com momentos delirantes e excêntricos, dominados sobretudo pela personagem de Ralph Fiennes, que se apresenta como um aventureiro incurável que não consegue esquecer o seu passado com a estrela de rock que deixou para trás. Vidas de excesso e de loucuras colidem num ambiente pequeno, enquanto partilham histórias mais recentes e uma estranha tensão e atração paira no ar.

Tida Swinton apresenta-se em cena com um grave problema na voz e é a confiança e o apoio de Matthias Schoenaerts que têm contribuído para manter a esperança e uma vida mais saudável mas, o que aparenta ser uma relação normal e apaixonante depressa ganha contornos mais complicados, de vícios, de tragédias e de mistério que contribuem para o desconhecido que tanto atrai neste filme. A interseção entre o passado e o presente é então evidente e constante ao longo de todo o filme, deixando lugar para muitas questões e levantando alguma curiosidade, enquanto vemos a delirante personagem interpretada por Ralph Fiennes a arrasar por completo, com uma atitude descontraída, feliz e complexa que esconde muito mais do que aquilo que aparenta. E é esta mesma teia de segredos, alguns deles mais obscuros, que cativa e torna o filme numa experiência algo intensa e stressante. Enquanto convivem no meio das lindíssimas paisagens, todos são confrontados por desejos e por anseios que vão sendo explorados e representados de forma sensual e provocante, para os quais a beleza de Swinton e de Johnson, que se exibem sem rodeios nem preconceitos, acaba por ser um enorme contributo. Swinton, pela sua condição no filme, tem uma interpretação muito curiosa que se baseia muito em expressões faciais e não tanto em diálogos ao passo que Dakota Johnson se apresenta como a rapariga inocente que procura satisfazer os seus desejos numa viagem a um autêntico paraíso.

Sem papas na língua, cativante e curioso, este intenso retrato carregado de romantismo e de paixão de Luca Guadagnino tira partido das relações peculiares entre personagens curiosas que procuram resolver as suas vidas, deixando os erros do passado para trás numa constante procura pela felicidade e pela satisfação. Mergulho Profundo começa com interrogações, dúvidas e como um romance mas depressa se torna nalgo diferente, numa experiência sensorial e intensa que surpreende quando menos se espera. Um filme que tira partido de um grande elenco e de uma interpretação fantástica de Ralph Fiennes, o centro das atenções neste thriller provocante e intenso que, mesmo com uma história frágil, conquista e cativa por ser irreverente e com um fascínio muito próprio.

stars_14

Advertisements

1 Comment

  1. Pingback: BAMBOO AWARDS | 8 Grandes Surpresas de 2016! | Panda's Choice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s