★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Comment 1

Crítica | O Diário de uma Rapariga Adolescente (2015)

DOATG_TT_PTDOATG_Poster_PT

  • De: Marielle Heller
  • Com: Bel Powley, Alexander Skarsgård, Kristen Wiig
  • 1h42min

Estamos perante uma era sensacional no que diz respeito a filmes coming of age, com histórias cada vez mais humildes e humanas que refletem de forma memorável a inocência e o encanto da juventude. Ora é neste cenário concorrido que nos chega um filme diferente, cujos encantos transcendem a inocência da adolescência e focam-se no despertar das emoções e no florescer da vida sexual de uma jovem que se vê fascinada por todo um novo mundo de prazer e de carinho que muda por completo a sua forma de ver o mundo. É a forma humana e realista de representar as emoções ao rubro, o prazer e a tensão no ar características do acto sexual que deixa a marca e provoca o espetador neste acender da chama e despertar da vida de uma jovem introvertida e tímida que se começa a descobrir a ela própria enquanto partilha experiências que são de certa forma invulgares.

O Diário de uma Rapariga Adolescente é diferente de tudo aquilo que conhecemos do género mas reproduz de forma fiel e vibrante as emoções à flor da pele enquanto retrata as aventuras sexuais de uma jovem sem tratar as pessoas como meros objetos atraentes e procurando sempre transparecer o interesse e a paixão ardente que é uma constante nesta reviravolta na vida da rapariga. As personagens algo invulgares cruzam-se em intensos duelos de opiniões e bonitos actos de amor que refletem a pureza e a força dos sentimentos e que dão uma energia e um carácter muito próprios aos momentos mais caricatos e intensos.

Longe do carácter mais romântico e vulgar que está tipicamente associado ao género, a atribulada e agitada vida romântica de uma jovem adulta é reflectida através de relações algo conflituosas em que o desejo e a vontade de explorar o corpo e a personalidade tendem a deixar o espectador pouco confortável mas ao mesmo tempo é esta naturalidade provocante que domina os aspetos pessoais mais relevantes das personagens. Visto como um ensaio sobre a adolescência, do ponto de vista de educação sexual, este é um filme que prevalece e que marca sobretudo pela transparência e pela naturalidade na forma como as emoções são transmitidas ao espetador e pelas cenas mais provocantes que põem a nu preconceitos e o que há de melhor neste despertar de sensações de forma humana e precisa. A acompanhar estas aventuras, deliciamo-nos com uma banda sonora igualmente marcante que nos transporta para uma época de liberdade à volta dos anos 70 e que dá um ar mais groovy, próprio e original ao filme.

É este mergulho profundo na vida de uma jovem na idade de crescer e de florescer que impressiona e provoca não só pela forma humana como tudo é representado mas pelo duelo de realidades, emoções e pensamentos que invade a rapariga e a leva a questionar as suas ações enquanto se submete aos seus desejos e anseios. Com uma cinematografia e interpretações igualmente impecáveis, em que Bel Powley deixa uma enorme marca ao vestir a pele de uma jovem única e cativante que se depara perante uma nova realidade, recheada de possibilidade e de novas sensações num desempenho vivo e poderoso que nos prende a atenção e nos deixa sem palavras bem perto do final. Um filme que não é de todo fácil e cuja beleza se prende pela forma bonita e sincera como tudo é apresentado… O Diário de uma Rapariga Adolescente é um filme para ser visto, para se refletir e para apreciar, ao trazer ao de cima a inocência da juventude de forma viva, humana e natural com um intenso despertar de emoções e desejos, raro nos dias de hoje.

stars_14

Advertisements

1 Comment

  1. Pingback: BAMBOO AWARDS | 8 Grandes Surpresas de 2016! | Panda's Choice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s