★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Comments 4

Crítica | Zootrópolis (2016)

ZOOTPOIA TT

  • De: Byron Howard, Rich Moore, Jared Bush
  • Com: Ginnifer Goodwin, Jason Bateman, Idris Elba
  • 1h48min

Eram muitas as reticências relativamente ao novo filme dos estúdios de animação da Disney que de alguma forma representa uma aposta mais ambiciosa e arriscada que foge da linha segura que define o estilo característico daqueles que nos trouxeram mais recentemente Entrelaçados, Força, Ralph!, Frozen e ainda Big Hero 6. A curiosidade suscitada pelos trailers e clips contrastava assim com as dúvidas e expectativas e a verdade é que nada fazia prever que Zootrópolis fosse a deliciosa aventura que acabou por ser. Uma história que se distancia da narrativa mais amigável e clássica da Disney mas que ao mesmo tempo surpreende com um enorme potencial e por nos dar a conhecer um imenso universo, descrito ao mais ínfimo pormenor, com detalhes mágicos e deliciosos que irão com toda a certeza agradar a todos. E ao juntar personagens igualmente especiais a toda esta receita, a Disney conquista mais um êxito para juntar a uma já grande filmografia.

Partimos à descoberta da grande cidade em que todos coabitam pacificamente, presas e predadores, seguindo as pisadas de uma coelhinha muito corajosa que decide abdicar da pacata vida do campo e do negócio de cenouras da família, para lutar e seguir os seus sonhos, juntando-se assim à prestigiada força policial da cidade. Mas o que parecia ser um caminho fácil, depressa vai mostrando obstáculos de toda a espécie, impostos por preconceitos e por episódios caricatos que de alguma forma descrevem o nosso típico dia-a-dia. É na azáfama das multas de trânsito que a nossa heroína conhece uma raposa que pouca confiança suscita ao início mas que depressa lhe abre os olhos e as portas para o mundo com que sempre sonhou. Confinada ao desejo e ao sonho de querer contribuir para a cidade e de tornar esta num sítio melhor, seguimos as pisadas da jovem polícia num enredo policial e misterioso em que vários predadores se encontram desaparecidos mas que depressa se revela como um segredo (muito) obscuro.

A curiosidade é constante enquanto nos vislumbramos pela bonita e detalhada animação de Zootrópolis, com tantos pormenores para ver, acompanhados por referências a outros filmes e com situações e personagens que transparecem algumas das características da nossa vivência em sociedade. Acompanhamos todas as pisadas da pequena coelhinha, desde o sonho de infância ao concretizar deste, enquanto esta enfrenta obstáculos com astúcia e coragem sem mostrar parte fraca. A transição da pequena aldeia para a cidade é maravilhosa e proporciona um olhar mais amplo e gratificante sobre este grande universo que é sem sombra de dúvidas a maior proeza de todo o filme. Para que não restem dúvidas sobre aspectos técnicos, a animação de Zootrópolis é viva, encantadora e humana, com as emoções e os traços característicos das personagens a serem representados com uma naturalidade incrível e uma evidente dedicação.

E com as curiosas personagens que vão fazendo aos poucos um paralelo com o nosso próprio mundo, Zootrópolis é uma aposta vencedora, segurando a nossa atenção quando a pequena heroína se aventura pelo meio da cidade em busca de pistas e de algo que a possa ajudar a resolver um dos casos mais sombrios e misteriosos que alguma vez surgiu naquele lugar. Torcemos pelas personagens e vivemos com intensidade o drama e o mistério que envolve toda a trama e a grandiosidade deste universo único e é assim que Zootrópolis nos conquista, pedacinho a pedacinho, surpreendendo pela originalidade e pela divertida forma como é contada uma história tão versátil que tão depressa faz parte do universo mais carinhoso e fofo da Disney como se torna num misterioso policial que os mais pequenos vão com toda a certeza adorar! Surpreendente, delicioso e muito mas mesmo muito divertido, Zootrópolis é um filme repleto de vida e de detalhes que retrata com enorme naturalidade o dia-a-dia de uma verdadeira e inesperada heroína de forma inspiradora e memorável.

stars_16

Advertisements

4 Comments

    • É muito mas mesmo muito giro! 🙂 Fiqui encantado com o filme. Vai ver assim que puderes, em versão original se possível 😛

  1. Pingback: BAMBOO AWARDS | 8 Grandes Surpresas de 2016! | Panda's Choice

  2. Zootrópolis: 4*

    Este filme carinhoso tem uma história muito boa, sendo muito mais humano do que aparenta e isso cativou-me.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s