★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Deadpool (2016)

DeadpoolTTDeadpool Poster

  • De: Tim Miller
  • Com: Ryan Reynolds, Morena Baccarin, T.J. Miller
  • 1h48min

Após a má experiência com Quarteto Fantástico, as hipóteses de sucesso para parceria FOX/Marvel pareciam ser quase nulas, restando apenas o sucesso de X-Men para segurar todos aqueles contratos, direitos e números que pouco ou nada dizem aos cinéfilos e pseudo-cinéfilos (como eu) que disfrutam e vivem o cinema pela arte e pelo entretenimento. Deadpool apresentou-se então como uma aposta (muito) arriscada não só pelo estado actual da parceria mas também pela versatilidade e personalidade irreverente do herói que se apresenta no grande ecrã com Ryan Reynolds por trás. Longe do ambiente mais politicamente correcto dos restantes filmes de super-heróis e com um humor muito característico, Deadpool é o anti-herói dos pais que se arrependeram de levar os filhos mais novos ao cinema e a estrela daqueles que há muito pedem histórias mais fiéis e irreverentes até porque o mundo da banda desenhada não existe só para os mais novos.

Pegando em exemplos bem-sucedidos como Kick Ass e Guardiões da Galáxia, verifica-se que o mundo dos super-heróis no grande ecrã já não é só feito das histórias mais tradicionais e mais amigáveis e que é possível combinar um ambiente mais violento e irreverente e algum humor com os moralismos, a ação e os efeitos visuais, sem prejudicar toda a experiência cinematográfica. Pois Deadpool insere-se neste género mais original, apresentando-se sem papas na língua e com violência e humor para dar e vender, cheio de estilo e de potencial para agradar e surpreender aqueles que aguardavam com alguma expectativa e relutância esta jogada de risco por parte da Fox.

Deadpool retrata a origem de um dos super-heróis mais peculiares do universo Marvel numa história contada em vários planos e acompanhada pela irreverência de Ryan Reynolds que veste de forma impecável o fato vermelho numa interpretação viva e repleta de humor negro que se adequa na perfeição ao estilo e à personalidade da personagem. Imparável e cheio de estilo, Reynolds tira partido duma narrativa livre e divertida que nos agarra com momentos de violência únicos com peripécias imagináveis e um delicioso humor negro que funciona e bem!

Reynolds veste a pele do mercenário Wade Wilson que faz a vida negra aos mauzões da cidade para ganhar uns trocos. Loucamente apaixonado, com momentos escaldantes pelo meio, Wade vê-se preso e perdido a uma triste e dura realidade que o coloca numa luta contra o cancro. Assustado e aliciado por um homem que não só lhe promete a cura para a doença mas também habilidades que o poderão tornar num super-herói, Wade acaba por se submeter a uma série de experiências que o deixam com a habilidade de se curar mais rapidamente ainda que tenha ficado um tanto ou quanto desfigurado. É assim que nasce o herói irreverente com um sentido de humor muito peculiar que vê como maior inimigo um homem com um nome que por agora já paira em milhares de páginas na internet. Violento, empolgante e repleto de humor negro, Deadpool é o menino mal comportado da turma de heróis da Marvel que nos delicia com piadas e momentos divertidos e que dá força a filmes de super-heróis para um público mais crescido.

Perante uma história empolgante e um desempenho imparável de Reynolds acompanhados por uma banda-sonora que contempla temas mais modernos e clássicos há que dar destaque ao estilo e à irreverência de todo o filme, ainda que o impacto e a trama se percam um pouco mais perto do fim, com uma conclusão menos entusiasmante, compensada por um momento pós-créditos divertido em que Reynolds é mais uma vez o centro das atenções. Deadpool é possivelmente um dos filmes mais originais e surpreendentes do género que nos conquista logo nos créditos iniciais com um humor negro e um desenrolar contagiantes e possivelmente um dos desempenhos mais icónicos de Ryan Reynolds.

stars_16

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s