★★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Os Oito Odiados (2015)

the hateful eight tt

os oito odiados poster

  • De: Quentin Tarantino
  • Com: Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh
  • 2h48min

Contam-se agora oito êxitos na filmografia do adorado mestre Quentin Tarantino que nos delicia há muito com enredos muito peculiares e com um toque violento que se apoderam de nós de forma voraz e com personagens únicas com um desenvolvimento genial. Oito histórias que fazem parte de um universo de culto alternativo que aproxima as massas de um cinema de autor mais amigável e cujo contributo para o espetador se caracteriza por momentos únicos e geniais que se tornaram clássicos instantâneos como muitos dos míticos diálogos de Pulp Fiction. Os Oito Odiados combina a essência do spaghetti de Tarantino e o western tradicional numa história violenta, surpreendente e vibrante que conta com personagens cruéis levadas ao grande ecrã por nomes como Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Tim Roth e Demián Bichir. Um encontro entre a tragédia e a genialidade de Tarantino que, duma forma cruel e violenta, tem divido a audiência ainda que seja o regresso do realizador a um estilo mais pessoal.

É nas frias e belas paisagens do Wyoming, apresentadas com uma fotografia de grande destaque que se desenrola a ação desta história de mentiras e traições, quando oito estranhos se encontram numa estalagem, abrigados de uma tempestade de neve, com a desconfiança e a mentira a pairarem no ar. Neste ambiente pesado e envolvente, somos conduzidos pelas personagens interpretadas por Samuel L. Jackson e Kurt Russell, o caçador de recompensas e o carrasco que se vêm ali encurralados a fim de chegar à cidade e de entregar as suas “presas”, entre as quais se incluí a dura e incrível Jennifer Jason Leigh, cujo desempenho me deixou sem palavras. Como prisioneira e condenada à morte, Leigh é quem se destaca e quem brilha no meio de tantos homens que se apresentam ali numa faceta mais dura e característica de filmes da autoria de Tarantino. Enquanto o caçador e o carrasco procuram descobrir as identidades e os segredos daqueles que estão abrigados na estalagem, assistimos a uma história repleta de intrigas, surpresas e envolta numa atmosfera misteriosa, da qual apenas os mais perspicazes sairão impunes.

São as icónicas personagens e as grandes interpretações que dão um enorme potencial ao oitavo filme do realizador, com um desenvolvimento calculado, refletido e empolgante à volta do qual se desenrola o argumento. A história, passada alguns anos após a Guerra Civil, leva o seu tempo a ganhar o ritmo, levando-nos a prestar atenção aos detalhes dos diálogos e aos curiosos momentos que vão tendo lugar, sem dar conta de um desenrolar mais discreto que vive à volta de um intrigante mistério que assenta nas inevitáveis desconfianças das personagens. Oito desconhecidos, com um passado misterioso e um aspeto algo intrigante e duvidoso juntam-se numa mesma sala para aquela que é sem sombra de dúvidas uma das estadias mais sangrentas e peculiares que alguma vez tive o prazer de ver. Uma história que leva o seu tempo sim mas que ao perder a envolvente misteriosa revela-se uma autêntica caixinha de surpresas cujo desenlace é simplesmente brilhante.

Tarantino apresenta em Os Oito Odiados uma experiência intensa com uma fotografia muito apelativa que nos leva para as montanhas geladas do Wyoming enquanto acompanhamos as personagens pouco convencionais numa história de intrigas, traições e mistério que vive do confronto dos ideais e dos passados dos oito desconhecidos que se abrigam na estalagem. Uma história intensa, de um cariz altamente violento que se destaca por tudo aquilo que nos faz fãs do estilo único de Tarantino, acompanhada por uma banda-sonora genial da autoria do mestre Ennio Morricone. Resumindo, uma experiência absolutamente obrigatória!

stars_5

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s