★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | Horas Decisivas (2016)

The Finest Hours TTFinestHours

  • Realizado por: Craig Gillespie
  • Com: Chris Pine, Casey Affleck, Ben Foster
  • 1h57min

Da Disney chega-nos uma história de coragem e de sobrevivência que põe ao limite a força dos homens que trabalham para a Guarda Costeira para salvar as vidas e garantir a segurança tanto na costa como em alto mar. Somos introduzidos aos relatos “verídicos” dos acontecimentos trágicos que tiveram lugar em Fevereiro de 1952 devido a uma enorme tempestade e que resultaram numa missão de resgate milagrosa ainda hoje considerada como o maior resgate feito por um barco pequeno da Guarda Costeira. Um acontecimento que marcou, pela gravidade, pela bravura e pela insistência dos homens que partiram em missão para salvar a tripulação do petroleiro Pendleton que se encontrava a afundar com o passar do tempo em alto mar, ao ficar partido a meio.

Estamos então perante um acontecimento de proporções enormes que merece toda e qualquer homenagem. Uma história inspiradora que, infelizmente, não foi aproveitada da melhor forma e parte do potencial é perdido à custa do estilo característico da Disney que lhe confere um carácter menos sério e natural que destoa por completo da bravura demonstrada pelos heróis daquele dia. Começando pelas personagens, estas apresentam pouca credibilidade/naturalidade, tornando-se demasiado simples, desimpedidas de qualquer complexidade ou característica psicológica de destaque, quase como que meros figurantes. O resgate é complementado por uma breve história de amor, sem qualquer profundidade e desprovida de intimidade e a intensidade e a emoção proporcionadas pelos momentos mais intensos e sufocantes são quase que impercetíveis.

Horas Decisivas pretende entreter, trazendo ao grande ecrã uma história possivelmente desconhecida pelos espetadores, e pode dizer-se que o objetivo é cumprido com sequências visuais intensas e uma banda sonora que realça muitos dos momentos de maior aflição. É uma história sobre um salvamento heroico, apresentada com um tom mais familiar e típico da Disney que acaba por ser o ponto fraco do filme. A nível visual, não existe nada a registar, com sequências de cortar a respiração (sobretudo com o barco mais pequeno em alto mar) em que testemunhamos o poder inconfundível da Natureza. Existem, no entanto, fragilidades tanto em termos de argumento como de personagens que não passam despercebidas.

Falta seriedade e intensidade na forma como a história é contada e as relações entre as personagens não refletem nem naturalidade nem mesmo empatia, dando uma pequena impressão de que é tudo demasiado preto no branco e unidimensional, sem detalhes para explorar e para nos agarrarmos. O interesse gera-se à volta da aflição e do receio de todos aqueles que se encontram no interior do petroleiro dividido e à deriva e pela forma como todo o resgate é feito, relevando talvez os momentos mais humanos e puros de todo o filme.

De facto, esperava-se mais desta história de sobrevivência e de coragem com um caracter algo épico que se perde pela forma como os eventos são relatados. Horas Decisivas vale pelos momentos mais intensos em que o carácter e a coragem dos homens em ambos os lados do resgate são postos à prova e por trazer ao grande ecrã uma inacreditável história verídica que, mesmo contada com algumas fragilidades e sem o merecido destaque aos heróis do dia continua a ter o seu carácter incrível e notável.

stars_09

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s