Artigos, Oscars 2016
Leave a Comment

Oscars 2016| Primeiras Impressões

86oscars_logoE chegamos aquela altura do ano em que as nossas salas são recheadas de bons filmes (e de eventuais desilusões pelo meio) e em que cada cinéfilo apoia o seu favorito num jogo feito para congratular os melhores entre os melhores! Com as nomeações conhecidas, estamos finalmente n’O Caminho dos Oscars [nomeações aqui]. Começam então as análises por aqui, com previsões mais lá para o fim do caminho, pelo que hoje foco-me sobretudo em opiniões pessoais e interesses, havendo ainda uns quantos candidatos a visitar.

A nível técnico e face ao número de nomeações quase que se pode antever o favoritismo de Mad Max: Fury Road (Go Go George Miller!) que com 10 nomeações se coloca na linha da frente para vencer grande parte das estatuetas. Tom Hardy vê-se assim entre os dois grandes nomeados da noite, depois de um ano em grande com três belas interpretações do ator! Destaco também a nomeação de Ex-Machina tanto em Argumento como Efeitos Visuais (ambas bem merecidas). A nível de edição sonora e de imagem a minha preferência cai na obra de George Miller, tendo em conta a experiência fantástica que foi.

mad-max-fury-road-vehiclesA nível de maquilhagem e guarda-roupa e, sem ter passado os olhos por Danish Girl e Carol, Mad Max e The Revenant defrontam-se com uma possível vitória do primeiro face à caracterização das personagens e aos trajes apocalípticos do universo de Miller. O panorama repete-se em categorias técnicas como Sound Editing/Mixing, Production Design e Cinematografia, com The Revenant a assumir o favoritismo na fotografia pelas belíssimas imagens e Mad Max a defrontar-se com The Danish Girl em Production Design. A nível de som as probabilidades são mais dispersas, com Star Wars e The Martian a terem algum destaque perante os grandes da noite.

Talvez uma das categorias mais fortes da noite e com vencedor quase seguro seja a de Melhor Filme de Animação em que o belo filme de Charlie Kaufman que explora a natureza humana como nunca antes vista em Anomalisa defronta o grande filme da Disney-Pixar Inside Out que marca o regresso em grande da parceria entre os estúdios. A nível de argumentos faço um pequeno comentário relativamente à ausência de Straight Outta Compton nas estreias Nacionais que chega em breve às lojas em DVD. Argumento Adaptado a ser possivelmente dividido entre The Big Short, Brooklyn e Room, enquanto para Argumento Original Spotlight e Ex Machina são os maiores destaques.

Inside Out (2015)

Leonardo DiCaprio poderá ter finalmente o privilégio de receber uma estatueta dourada (e espero bem que sim!), fruto de um desempenho de grande destaque em The Revenant que também surge nas nomeações a Actor Secundário pelo desempenho de Tom Hardy. Nas atrizes o favoritismo parece estar dividido entre Cate Blanchett e Brie Larson para Actriz Principal, com uma nova Meryl Streep a erguer-se e entre Alicia Vikander e Kate Winslet para Actriz Secundária.

Nas duas últimas grandes categorias da noite, talvez Revenant e Mad Max se vejam divididos ou talvez surja uma nova surpresa na equação como Spotlight que tem vindo a merecer algum destaque em prémios e na imprensa. Em todo o caso, seria bom ver George Miller a ganhar algum crédito pelo espetacular regresso de Mad Max aliado a uma vitória de DiCaprio que já há muito tempo anda nestas andanças de nomeações sem prémio. Nos próximos dias com mais filmes na lista e com mais prémios entregues, começam os palpites e as previsões aqui no Panda’s Choice! Até lá, bons filmes!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s