, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Comment 1

Crítica | Polícias em Grandes Apuros (2016)

  • Realizado por: Tim Story
  • Com: Ice Cube, Kevin Hart, Tika Sumpter
  • 1h41min

Se há coisa que posso dizer desde já sobre Polícias em Grandes Apuros é que esteve totalmente de acordo com as minhas expectativas… no mau sentido, deixando assim no ar uma pequena dúvida: haverá assim tanta necessidade de agradar as massas que justifiquem a opção de produzir comédias com potencial duvidoso e piada escassa? Foram poucas ou quase nenhumas as vezes que soltei uma gargalhada dentro da sala e com dez minutos de história o enredo todo é facilmente previsível. Não, este não é o começo forte que um ano com uma vasta lista de filmes muito aguardados merecia e teve o azar de ser lançado aos tubarões na altura dos prémios, dos filmes que vão dar que falar até meados de Março possivelmente. Com poucas ou nenhumas expectativas e mesmo com algum ânimo para me descontrair um pouco, Polícias em Grandes Apuros está longe mas mesmo muito longe de cumprir com os mínimos, deixando-nos com uma história desmazelada, possivelmente escrita às sete pancadas, sem ponta de originalidade e sem um pingo de comédia.

O ponto mais alto e engraçado de todo o filme resume-se a uma pequena piada sobre toques de telemóvel capaz de preencher uns dois minutos de um espetáculo de stand-up comedy e pouco mais para além disto merece algum destaque. Esta é a história de um polícia acabadinho de sair da academia e cujos dias são passados em longas sessões de videojogos intervaladas com a organização do casamento e do seu cunhado, um detetive que se prepara para fazer parte de algo perigoso e sem precedentes que coloca em risco tudo e todos com um jogo de poder e de corrupção. A história do polícia novato que tenta a todo o custo subir na carreira complementa então um enredo que até podia ter elementos de interesse se não fosse pelo exagero e pela tolice que predominam por todo o filme.

Sem ter passado os olhos pelo original, a minha opinião acaba por ser o mais transparente possível, pelo que não me acredito que exista uma grande continuidade na história que compense ou faça valer a pena perder mais alguns minutos a acompanhar as mesmas personagens. Essas mesmo que durante quase duas horas se apresentam como genéricas, quase que vindas dum daqueles filmes de sábado à tarde, com diálogos pobres e traços que ficam muito aquém do desejado numa altura em que têm surgido comédias de ação interessantes. Talvez seja adequado para o público-alvo mas acredito que com o desenrolar do tempo, filmes como Spy ou Kingsman acabem por dar uma nova imagem ao género, incentivando a criação de histórias originais e divertidas, sem os típicos clichés aborrecidos e as piadas desajeitadas.

Polícias em Grandes Apuros não é de facto uma boa aposta mas também não o tenta ser, revelando ser mais uma entrada no cartaz do que propriamente uma história para agradar espetadores. O facto de ser genérico e previsível pouco ou nada deve contribuir para as expectativas do público em geral e para os que sentem alguma curiosidade, o filme de Tim Story cumpre com o esperado, não arriscando, nem mostrando qualquer tipo de potencial. Um filme que até mesmo para os que se deslocam ao cinema para descontrair pode se tornar em mais um para encher chouriços. Uma história pobre para ver sem refletir muito no assunto e com piadas escassas, preenchida sobretudo com humor de situação, muitas vezes levado ao exagero, e complementada com personagens que pouco ou nenhum potencial adicionam ao filme, são muitas as falhas em Polícias em Grandes Apuros e o contributo deste para um cartaz de cinema rico característico da época de prémios acaba por ser nulo. Este é mais um clássico exemplo de arroz para as massas, feito para aqueles que perdem a paciência por tudo e por nada, sem sumo para espremer e com muito pouco conteúdo divertido para oferecer.

stars_05

Advertisements

1 Comment

  1. Pingback: Estreias | 14 de Janeiro de 2016 | Panda's Choice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s