★★★★, Críticas, Highlight Reviews, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica | A Ponte dos Espiões (2015)

  • Realizado por: Steven Spielberg
  • Com: Tom Hanks, Mark Rylance, Alan Alda
  • 2h21min

Steven Spielberg apresenta-nos este ano um thriller intenso e delicado que nos transporta para a Guerra Fria, acompanhados por Tom Hanks que dá vida a um advogado destemido e que se vê entre a espada e a parede ao mesmo tempo que o conflito e a espionagem atingem contornos de elevado risco. A Ponte dos Espiões retrata a guerra fria com um grande foco na espionagem, ao mesmo tempo que destaca as diferenças culturais e o difícil ambiente vivido na Europa durante o período. Neste thriller intenso os olhos estão postos num acordo entre os dois grandes adversários e cujo sucesso/insucesso pode trazer consequências irrevogáveis para a estabilidade de ambos os países.

A história é nos apresentada a partir do momento em que um espião soviético do KGB, Rudolf Abel, interpretado por Mark Rylance, é detido por espionagem em solo americano. Com o conflito eminente entre os dois países, um advogado de defesa, James B. Donovan (Tom Hanks) é chamado para defender o espião num julgamento com final quase traçado. Infelizmente para o FBI e para as grandes instituições americanas, James não se fica pelo julgamento certo e desejado pelas autoridades e opta por se comprometer a defender de forma justa e séria o homem mais odiado no país, Rudolf Abel. Enquanto prepara a sua defesa, James vê a vida de Rudolf numa perspetiva diferente, a de um homem a quem tudo foi tirado num país em que a liberdade não impera e por uma guerra que já decorre longe da ribalta há algum tempo. Nasce aqui então uma estranha relação, quase que de companheirismo entre os dois que se estende a um pedido de anulação de pena de morte de forma a poder-se prevenir a possível captura de um espião americano. Ora quando o piloto Francis G. Powers é capturado após o seu avião ter sido abatido em território da União Soviética, o plano de James é posto em prática e este vai ser o responsável por uma das trocas mais arriscadas na história dos dois países que tudo tinha para correr mal.

É perante esta cortina de ferro que somos convidados a conhecer algumas das divergências entre ambos os países. A forma como James honra o seu compromisso em proteger Rudolf demonstra um carácter excecional da personagem que se revela como um autêntico herói ao se tornar no rosto de um difícil acordo entre os dois países e que o leva para a linha da frente para negociar no meio de um jogo de interesses e poderes. Uma grande interpretação de Tom Hanks que se coloca na pele de uma personagem longe do seu registo mais habitual e que aceita colocar a sua vida em risco pelo seu país sem mérito garantido. Mas não é só a coragem e a determinação demonstrada por Tom Hanks que se destacam no filme… Rudolf Abel (Mark Rylance) acaba por ser o elo de ligação entre duas realidades muito distintas e apresenta-se como um homem derrotado à partida que não vê quaisquer benefícios em contar o quer que seja até que surge uma relação de confiança com James Donovan. A interpretação de Mark Rylance está repleta de mistério e preenche de intriga este thriller intenso que deixa o espetador colado à cadeira enquanto aguarda pelo desfecho da trama.

Os traços e elementos da realização de Spielberg estão presentes quase que em todo o filme e mesmo sendo um thriller repleto de intriga e de emoção, existem também momentos de maior afeto que dão alguma profundidade às personagens. A complexidade e dureza das negociações leva a personagem interpretada por Tom Hanks ao limite e é interessante ver a forma como este se opõe à opinião geral no seu país para defender um homem que todos consideram culpado. Mais do que um grande filme, com uma série de momentos intensos e uma atmosfera empolgante, A Ponte dos Espiões destaca-se por uma grande interpretação de Tom Hanks acompanhada por uma história interessante complementada por uma envolvente misteriosa com um enorme impacto emocional.

stars_14

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s