Artigos, MOTELx
Comments 2

MOTELx 2015 | Onde o terror (…e o humor negro) são bem vindos!

logo_motelx_652x370_coresChegou ao fim mais uma (grande) edição daquele que se está a tornar no maior festival de cinema em Portugal, quer pela legião de fãs que tem vindo a conquistar quer pelo cartaz variado e repleto de grandes filmes. O MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa abriu as portas este ano a uma selecção de luxo onde se incluíram filmes de grande qualidade que trouxeram à cidade o Terror e algum humor negro à mistura. Sessões repletas de pessoas em que cada morte ou susto é acompanhado por risos e palmas… Para viver o cinema de Terror nada melhor que dar um pulo ao Cinema São Jorge e assistir a um dos filmes das secções do festival.

CURTA MOTELXEste ano, da sessão de abertura à de encerramento, foi notável a forma como a organização geriu a programação do festival, mesmo com os usuais contratempos de sessões que poderiam ter tido mais espetadores como é o caso de ‘Green Room’, ‘Nina Forever’ e de ‘What We do in The Shadows’. Viram-se curtas perturbantes como é o caso de ‘ARCANA’ e o Prémio MOV/MOTELx para a Melhor Curta de Terror Portuguesa foi atribuído a ‘Miami’, uma curta que se focava em aspetos mais realistas e que relatava um fenómeno e uma obsessão cada vez mais perigosos. A nível de filmes e de curtas, partilhei no Panda’s Choice as minhas opiniões sobre alguns dos filmes que tive o prazer de ver, sobretudo aqueles que me levantaram mais curiosidade e, devo dizer que todas as minhas expetativas foram superadas mais uma vez.

Arcana (2015)

Há que felicitar a organização por mais uma edição bem-sucedida e prepararmo-nos para uma 10ª edição que vai estar com toda a certeza repleta de grandes surpresas e de grandes filmes. De referir que foi uma pena não ver o filme ‘Green Inferno’ de Eli Roth por cá, baseado na obra de culto ‘Cannibal Holocaust’ e que um reforço nos transportes seria agradável para aqueles que nas sessões da meia-noite se vêm com problemas em regressar a casa. A cada edição que passa, o festival vai ganhando cada vez mais fãs e vai tendo um impacto cada vez maior no calendário de festivais de cinema em Portugal. Uma prova viva de que um bom projecto, com um bom planeamento e organização pode ser um verdadeiro sucesso. Porque, pelo menos a nível nacional, é este o festival que nos traz as proezas das sessões da meia-noite e que tem vindo a apresentar-nos verdadeiras revelações do cinema fantástico. Quer sejam fãs do género ou não, a verdade é que no MOTELx o cinema de Terror é vivido com outro encanto e com as selecções diversificadas de filmes torna-se complicado resistir a algumas das proezas. Para o ano lá estará o Panda’s Choice outra vez no festival onde o Terror é bem vindo!

 

Advertisements

2 Comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s