★★★, Críticas, MOTELx, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica : Prémio MOV/MOTELx | Insónia (2015)

premio movmotelxA curta que se segue foi desenvolvida como o trabalho final de mestrado do realizador, Bernardo Lima, e retrata uma viagem ao submundo da noite na perspectiva de um homem que passa a noite a conduzir…

INSÓNIA

um filme de Bernardo Lima

stars_12Cenário: O sol já se pôs e já se faz tarde mas para o homem que seguimos nesta história isso é só início de uma viagem pela estrada fora, sem rumo aparente, e que o vai conduzir ao submundo da noite, onde a violência e o perigo são constantes.

Prós: A curta é contada quase que do ponto de vista da personagem principal, um homem que aparente ser solitário e estar a passar por uma pequena depressão e que decide passar a noite a vaguear pela estrada sem rumo. As peripécias da sua história são intensas e é de destacar a forma como os momentos mais violentos são apresentados, demonstrando a necessidade de alternativas quando o orçamento é inferior. O desenvolvimento da história é feito a um ritmo lento e as viagens no automóvel até acabam por tornar a trama intrigante.

Contras: Existe um excesso de planos de estrada distribuídos ao longo da curta, pelo que grande parte desta é ocupada com sequências em que seguimos o automóvel para dar uma aparente noção da passagem do tempo. Talvez de um ponto de vista pessoal, não consigo perceber as razões que levam o homem a entrar naquele mundo violento, tendo em conta que aquelas pessoas para ele eram completamente desconhecidas e nada ali me fazia querer que ele se iria fazer passar por uma espécie de justiceiro.

Trailer:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s