★★★, Highlight Reviews, MOTELx, Português
Leave a Comment

Crítica / MOTELx | Tales of Halloween (2015)

  • Realizado por: Vários
  • Com: Clare Kramer, Booboo Stewart, Grace Phipps
  • 92 Minutos

Tales of Halloween, como o próprio nome indica, retrata um conjunto de histórias que pouco ou nada têm em comum, a não ser o facto de ocorrerem nos mesmos subúrbios na noite que antecede o dia de Todos os Santos, quando aliens, assassinos, monstros, fantasmas e abóboras andam à solta pela cidade. No total são 10 as histórias, distribuídas pelo filme como curtas-metragens que se combinam numa longa-metragem com personagens que surgem em diversas tramas. Uma coletânea de histórias de 11 realizadores repletas de particularidades e de momentos que me fizeram recordar por breves instantes o filme Trick’r Treat. O terror predomina como tema central de todas as histórias… Desde as típicas histórias de assombrações para assustar crianças às histórias de monstros e de assassinos loucos, há de tudo um pouco nesta coletânea diversificada envolta em sarcasmo em terror. Há histórias para todos os gostos e algumas delas provavelmente tinham potencial para se tornar numa longa-metragem, como é o caso de uma intrigante história que envolve um grupo de crianças a fazerem estranhas Travessuras ou então a história da abóbora mutante que aparenta ser uma referência gigante ao filme The Attack of the Killer Tomatoes.

No seu todo, esta coletânea é como que uma celebração do terror para todos os gostos em que momentos divertidos contrastam naturalmente com momentos mais pesados e sangrentos, dando ao filme um tom mais leve e animado. Ainda a umas quantas histórias do fim, já me tinha pedido no número de vezes que soltei uma gargalhada quer fosse por detalhes da história quer fosse por piadas. É interessante ver a forma como a coletânea transita de histórias que se focam mais em terror psicológico para histórias com mais ‘gore’, mantendo o ritmo ligeiro e descontraído que me conquistou logo após a segunda história. Escusado será dizer que há referências a clássicos, os momentos tolos que são típicos em filmes slasher e histórias invulgares para entreter e divertir o espetador. No entanto, Tales of Halloween tem o típico problema das coletâneas… Ainda que hajam histórias boas, intrigantes e que tinham tudo para merecer filmes a solo, noutras o interesse desvanece rapidamente, tornando o filme numa série de altos e baixos que por acaso acabou bem, graças a uma escolha adequada de histórias para concluir a coletânea.

Para os fãs do género, esta coletânea corre de A-Z os tópicos mais frequentes do cinema de Terror… De raptores a assassinos, de monstros a pequenos traquinas, a coletânea funciona porque no fim de contas ao combinar todas as histórias, consegue-se chegar a uma combinação quase que ideal de humor, sarcasmo e terror. Uma noite onde nada corre bem, criada por realizadores que dedicaram grande parte da sua carreira ao Terror e claramente dedicada aos fãs do género. Tales of Halloween surpreende pela positiva ao ser uma coletânea muito agradável que combina uma série de peripécias, detalhes e histórias que conhecemos do género. Divertido, irreverente e por vezes intrigante, este é um filme que tira algo positivo do seu exagero, tornando-se numa experiência imperdível para os verdadeiros apreciadores do género.

stars_12

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s