★★★★, Highlight Reviews, MOTELx, Português, Reviews
Leave a Comment

Crítica / MOTELx | A Girl Walks Home Alone at Night (2014)

  • Realizado por: Ana Lily Amirpour
  • Com: Sheila Vand, Arash Marandi, Marshall Manesh
  • 101 Minutos
  • As críticas MOTELx encontram-se disponíveis apenas em Português

Ainda que não seja um futuro clássico de terror como muitos aclamavam que fosse, A Girl Walks Home Alone at Night tem uma premissa invulgar e uma tensão característica que o torna numa experiência única aconselhada aos amantes do cinema de Terror. O filme constrói-se à volta da rapariga que caminha só pelas ruas à noite e que observa atentamente aqueles que degradam o mundo em seu redor. A rapariga é na verdade uma vampira e as suas observações são meros cálculos para determinar como/qual a presa da noite. Tudo isto contado num tom inocente e um tanto ou quanto romântico que confere a esta obra um tom invulgar que se situa algures entre o invulgar e o melancólico. A típica agitação proporcionada pelo horror moderno é substituída pela curiosidade e os vampiros vêm com este filme uma entrada no mundo dos westerns.

A Girl Walks Home Alone at Night é a história de uma vampira que tudo tinha para ser a vilã da trama mas que acaba por se encontrar mais próxima do título de justiceira. Defende o mundo daqueles que o tornam inseguro mas ao mesmo tempo a coragem característica da sua natureza leva-a ser insegura e inocente e a cair de amores por um rapaz que começava a sua cruzada pelos “maus caminhos da vida”. É este romance que dá lugar à tragédia do filme, conferindo-lhe um tom mais épico e apropriado a uma história de vingança e de sobrevivência. É de destacar também as interpretações de um elenco confrontado com personagens complexas de descrever e que revelam personalidades pouco comuns.

Esta é uma história de vampiros que nos leva a um mundo e a uma cultura completamente diferentes… Uma viagem cultural a um Irão diferente daquele que conhecemos pela televisão e internet. Uma viagem a uma cidade invadida pela solidão e tristeza e em que as más opções viraram do avesso a vida dos seus habitantes. É neste cenário que conhecemos uma vampira que persegue os malfeitores e que procura trazer o bem à cidade, dando um ar mais “justiceiro” à sua busca constante por sangue. A Girl Walks Home Alone at Night é um retrato de uma cultura diferente da Portuguesa e uma viagem ao seio de uma comunidade que se vê ameaçada por algo que a persegue. A história de um romance entre dois jovens perdidos que se confortam um ao outro e de uma justiceira que procura contribuir para a sociedade com a sua sede de sangue. Um filme de terror intrigante e invulgar que é eficaz por ter uma premissa bem desenvolvida e que agrada sobretudo pela sua personagem principal. Esta é uma viagem que nos leva para bem longe do horror moderno com um estilo único e uma cinematografia de destaque. Resumidamente é Terror feito com pés e cabeça… Com estilo e substância e que não deixa ninguém indiferente.

stars_14

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s