Artigos, MOTELx
Leave a Comment

MOTELx 2015 | Antevisão

logo_motelx_652x370_coresCartaz_MOTELXA grande festa do Terror começa amanhã, tendo como palco as imponentes salas do Cinema São Jorge em Lisboa. O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, MOTELx, é já um dos pontos altos da programação festivaleira em Portugal. Um festival de cinema para fãs e céticos que se resume a uma experiência única. Por entre as dezenas de filmes, workshops, jogos e curtas, há muito para ver e fazer no festival até dia 13 de Setembro. O cartaz é desde já um dos mais ambiciosos de sempre, com uma programação repleta de títulos aclamados e muito aguardados. A começar pelo filme ‘A Visita’ de M. Night Shyamalan que abre o festival acompanhado pela curta ‘Arcana’ e a terminar com o mais recente filme de Eli Roth, ‘Knock Knock’ que conta com Keanu Reeves, o MOTELx este ano apresenta-se com mais um dia de programação, com filmes desde a hora do almoço até à noite, com animação, com atividades e sobretudo com muita boa disposição.

Só quem se senta numa daquelas salas nos dias do festival é que compreende a grande experiência que é ver um filme de terror no MOTELx. A partilha dos risos, dos saltos das cadeiras, dos comentários e sobretudo o aclamar pela qualidade na 7ª arte… Sim porque nem tudo o que por ali passa é genial… Há obras para todos os gostos, dos mais pequenos aos adultos e durante os próximos dias o Panda’s Choice vai destacar o que há para ver no Cinema São Jorge.

Este ano, como já seria de esperar, estão de volta as Curtas ao Almoço para os que gostam de fazer longas maratonas por aquelas salas… A nível de longas-metragens a oferta é enorme, com títulos provenientes de todo o mundo. A secção SERVIÇO DE QUARTO traz este ano uma série de títulos com grandes nomes do cinema ou histórias que têm dado que falar. De ‘Cop Car’ a ‘Turbo Kid’, sem esquecer ‘Green Room’ e ‘Yakuza Apocalypse’… Para além dos inúmeros títulos que fazem parte desta secção, há que destacar as várias sessões especiais, onde se incluí a exibição de ‘The Rocky Horror Picture Show’. As crianças têm também direito à sua própria secção com jogos e filmes, LOBO MAU.

motelx banner 2

Este ano também há lugar para o cinema documental na secção DOC TERROR e para uma restrospectiva do realizador Richard Stanley. A secção QUARTO PERDIDO traz-nos mais uma vez clássicos portugueses do género e foi feita uma seleção de curtas de terror internacionais. Falta ainda mencionar aquela que é talvez a secção mais importante do festival, o Prémio MOV/MOTELx para a melhor curta-metragem nacional e que consiste no maior prémio alguma vez atribuído em Portugal a curta-metragens. Este ano, são 10 as curtas em competição que vão ser exibidas em conjunto com as longa-metragens e nas sessões especiais Curtas ao Almoço. Na sessão de encerramento do festival será apresentada a curta vencedora.

E é assim, com um cartaz rico e diversificado que o MOTELx regressa à cidade, procurando inovar enquanto permanece como um dos festivais mais icónicos do país. Um programa que tem muito mais do que cinema para se ver e que oferece workshops, festas, jogos e masterclasses ao público. É ver para querer de 8 a 13 de Setembro no Cinema São Jorge… Onde o Terror é bem vindo!

motelx-2015-banner

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s