★★★★, Português, Reviews
Comments 2

Crítica | A Ovelha Choné – O Filme (2015)

shaun logo

 

  • Realizado por: Mark Burton, Richard Starzak
  • Com: Justin Fletcher, John Sparkes, Omid Djalili
  • 85 Minutos
  • English: british-flag

O novo ‘tesouro’ animado da Aardman é sobretudo uma obra humilde e contagiante que sem complicações e exageros se torna no derradeiro filme de Verão. Uma história simples, divertida e apropriada para todas as idades e que promete fazer as delícias de toda a família. A curiosidade era muita e as expectativas igualmente elevadas mas mesmo assim, A Ovelha Choné – O Filme foi surpreendente a todos os níveis, com uma história que é, no fim de contas, uma lição de humildade para muitos dos filmes que chegam às salas nos dias de hoje. Para um estúdio que já nos brindou com filmes como Wallace & Gromit e Chicken Run, este é apenas mais um trunfo que confirma o talento daqueles que constituem a Aardman.

Choné, uma ovelha esperta e matreira, vive com o seu rebanho na quinta Vale Verdejante sob a supervisão do Agricultor e de Bitzer, um cão pastor com boas intenções, mas pouco eficaz. Apesar dos esforços da Ovelha Choné, a vida na quinta caiu numa rotina enfadonha e ela conjura um plano engenhoso para conseguir um dia de folga. No entanto, o plano da Ovelha Choné descontrola-se rapidamente e faz com que o indefeso Agricultor acabe longe da quinta. Com a ajuda do rebanho, Choné tem de deixar a quinta pela primeira vez e viajar até à Grande Cidade, para salvar o Agricultor… e falhar não é uma opção. Mas, como irão as ovelhas sobreviver? Conseguirão passar despercebidas, evitar que descubram que são ovelhas e dessa forma manterem-se a salvo das garras do malvado funcionário do controlo animal? Vive esta aventura repleta de ação, divertimento e… muita lã, onde a Ovelha Choné e o seu rebanho vão viver o dia mais animado das suas vidas. [Sinopse por NOS Audiovisuais]

É sobretudo, a grande qualidade técnica da animação stop-motion que torna este filme tão memorável, com personagens e um ambiente cuidadosamente elaborado que não deixa de fora o mais ínfimo detalhe. Para quem já conhece alguns dos filmes do estúdio, é escusado mencionar a qualidade dos aspetos técnicos mas a verdade é que numa era predominada pela animação digital convém sempre enaltecer aqueles que nos presenteiam com tesouros como este. Deixando os aspetos técnicos de parte, A Ovelha Choné – O Filme continua a brilhar com uma história simples e sem grandes rodeios. Para quem já está familiarizado com o típico enredo da série de animação, este é apenas um longo e divertido episódio, com algumas peripécias mais elaboradas. As ovelhas dão ao enredo um lado mais infantil e inocente e à volta destas cria-se uma aventura repleta de situações inesperadas e divertidas para os mais pequenos. O diálogo é substituído por onomatopeias e a diversão está assente nas peripécias e nos detalhes, até porque este é um filme que deve ser contemplado na sua totalidade.

Ainda que o enredo não possua nenhum aspeto de destaque e mesmo que falte ‘um bocadinho’ para a excelência, a verdade é que qualidade e potencial não faltam para tornar o filme tanto agradável como memorável. Com detalhes pensados ao pormenor e espalhados ao longo de uma história que se baseia sobretudo na amizade, A Ovelha Choné – O Filme surpreende e dá um enorme contributo ao cinema atual como uma lição de humildade e de modéstia. Diversão garantida do início ao fim, este é um filme para miúdos e graúdos, incapaz de desapontar até mesmo os espetadores mais exigentes.

stars_16

 

Advertisements

2 Comments

  1. Pingback: Review | Shaun the Sheep Movie (2015) | Panda's Choice

  2. Pingback: Estreias da Semana [03/09/2015] | Panda's Choice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s