Artigos, Rúbricas
Comments 2

Blogger’s Choice | Pepita Mágica

bloggerschoicelogo_03

Esta é já a quinta entrevista do ciclo BLOGGER’S CHOICE que procura dar a conhecer blogues interessantes que vou descobrindo por aí na blogosfera. A viagem de hoje levou-me a um sítio onde Séries, Filmes, Livros e peças de Teatro se encontram numa série de análises descontraídas e animadas que se resumem em bolachas repletas de pepitas… Pepita Mágica é o blog da Carla e da Joana, as entrevistadas desta edição, a quem agradeço desde já a participação.

Uma pequena apresentação…

O Pepita Mágica surgiu num estalar de dedos. Já andávamos a falar sobre o assunto há bastante tempo, mas tínhamos sempre tanta coisa para fazer que nos ficávamos por aí: falar no assunto. Até que no início deste ano decidimos pôr as mãos na massa e avançar com o projecto. Chegámos ao nome do blog em poucas tentativas e criámos o blog de impulso. Sem arrependimentos. Queríamos um espaço onde pudéssemos partilhar as nossas opiniões, onde nos pudéssemos expressar livremente porque o espaço pertence-nos. Apesar de termos gostos algo diferentes em termos mais específicos, gostamos do mesmo tipo de coisas, completamo-nos uma à outra, e não nos conseguíamos decidir apenas por um aspecto. Daí termos um pouco de tudo: séries, filmes, livros, restaurantes, festivais… e possivelmente teremos outras coisas no futuro.

Começar um blog não é coisa fácil… Quais têm sido as maiores dificuldades que encontraram e como é que têm lidado com elas?

Como somos um blog muito recente (fazemos no dia 6 de Agosto seis mesinhos!) não temos tido muitas dificuldades. Tentamos manter o blog apelativo, criar bom conteúdo, mas sem fazer spam, daí termos também criado a página do facebook, para coisas mais directas ou informações que não faria sentido criar um só post no blog para isso. Talvez uma das maiores dificuldades seja mesmo o tempo para escrever as críticas e o que elas implicam, seja ver um filme, ler um livro, ir a um restaurante, etc. Tentamos criar uma certa organização no que toca a publicar os posts para, em certas alturas, não enchermos o blog enquanto que noutras não publicamos nada. Criar um equilíbrio é importante não só para nós, para termos tempo de escrever e pensar no que estamos a escrever, mas também para quem segue não ser bombardeado com muita coisa e fartar-se. Para não deixarmos passar demasiado tempo e esquecermo-nos do que queríamos dizer nas críticas, uma aperta com a outra para irmos escrevendo, a Carla aperta mais com a Joana que é mais preguiçosa no que toca a escrever críticas maiores, mas lá vamos publicando. E queremos ainda começar com novas rubricas este ano por isso estamos no bom caminho!

 

‘O Pátio das Cantigas’ acabou de estrear e aproveitando esta pequena euforia pela comédia portuguesa, qual é o vosso filme português de eleição?

Joana: Eu sou muito sincera: acho que nunca vi um filme português completo. Vi o “Gaiola Dourada” mas esse filme é francês ainda que feito por um realizador luso-francês. Ainda assim, não posso deixar de dizer que quero bastante ir ver esta nova versão d’ “O Pátio das Cantigas”! Pode ser que se torne o meu filme português favorito!

Carla: Por acaso estou bastante intrigada em relação a este filme. Tenho o receio que caia no ridículo, mas também há que ter em conta que o filme não pretende ser nenhum remake do original… apenas um filme que tenta fazer uma comédia actual usando um filme, que é um marco no cinema português, como base. Em relação ao filme favorito não sei dizer apenas um. Assim que vi esta pergunta, “Capitão Falcão” de João Leitão veio imediatamente à cabeça, mas o “A Dança dos Paroxismos” de João Brum do Canto apareceu logo de seguida.

 

Basta uma pequena olhadela pelo vosso blog para ver que são leitoras assíduas… Qual é o primeiro livro que vos vem à cabeça que queriam ver adaptado para cinema? E porquê?

Joana: Talvez porque o andemos a ler na nossa leitura conjunta, o primeiro livro que me veio à cabeça foi o Cinder, da Marissa Meyer. Esta versão moderna da Cinderella – que apenas se aproxima a esta pelos pontos mais básicos – daria sem dúvida um filme interessante, com cenários futuristas, cyborgs e muito mais! Mas como a Carla diz a seguir, é uma pergunta complicada porque temos sempre medo que dê asneira.

Carla: Pergunta complicada. Primeiro, tenho montes de livros que gostaria de ver adaptados, porque adoro ver como outras pessoas interpretam o mesmo livro (mas tod@s sabemos que 99,9% das vezes quem escreve o argumento nunca leu o livro) e ver numa tela de cinema o mundo que imaginei na minha cabeça. Mas, por outro lado, tenho sempre medo da eventual borrada que irão fazer na adaptação. Mas vamos lá pensar no assunto… Hmm… Vou referir comics que tenho estado a adorar seguir e adoraria ver adaptação cinematográfica: Ms. Marvel. Os comics são incríveis, Kamala é uma personagem muito bem-feita e acho que seria muito interessante aparecer no MCU uma personagem feminina forte que é fora dos standards normais: uma rapariga muçulmana com todos os tiques e manias de uma adolescente que ao descobrir-se com poderes tem que lidar com o crescimento, com a sua cultura, a sua própria identidade e ajudar os outros.

 

O que seria para vocês o filme ideal de Verão?

Joana: Olha um que pensei logo talvez porque me recorde um pouco a infância e sem dúvida o verão é o “Lagoa azul”, de Randal Kleiser. Quem não gosta de ver filmes com ilhas paradisíacas? Não se podem é esquecer de apagar as luzes e se esconderem a certos dias de cada ciclo lunar!

Carla: Não sou muito adepta deste tipo de “caracterização” dos filmes, porque eu vou muito mais pelo meu mood do que pela época do ano. Mas é inevitável reparar na oferta das salas de cinema na altura do Verão, vendo que apostam muito mais em blockbusters garantidos e em filmes mais despreocupados. Para mim, filmes de animação, mesmo com um pouquito de drama, são sempre óptimos para esta altura. Têm uma aparência leve, são maioritariamente divertidos e uma pessoa são quase que rejuvenesce com o filme.

 

Filme favorito do ano até à data?

Joana: Sinceramente, apesar de ter gostado de vários, acho que não houve assim UM que me ficasse na cabeça mesmo… Gostei bastante dos Avengers: Age of Ultron, do Kingsman que deu para rir bastante – e quem não gosta de um filme com o Colin Firth?-, do Cinderella que me levou de volta àquele universo da Disney que tão querido nos é…

Carla: Vi pouquíssimos filmes com estreia em 2015; tenho andado um pouco a leste do paraíso, como se costuma dizer. Por isso, acho que a resposta seria Avengers: The Age of Ultron de Joss Whedon. Adoro MCU e sou grande de fã dos comics da Marvel e estava super entusiasmada com a introdução do Vision e não desapontou!

 

O que vos leva a escrever críticas?

Joana: Um gosto pela escrita e podermos por as nossas opiniões num sítio só nosso, onde podemos interagir com as pessoas mais directamente, saber quem gostou e quem não gostou, saber recomendações e ter discussões sobre os diferentes pareceres de cada um que nos deixa um comentário no blog.

Carla: Antes do Pepita Mágica, tive um blog pessoal e parte do que fazia lá, entre as banalidades do meu dia-a-dia e pensamentos aleatórios, era escrever a minha opinião dos filmes e livros (filmes, mais do que livros), mas não o fazia tão analiticamente como tento fazer agora. Actualmente tento analisar aspectos que deixava mais de lado, mas manter a mesma atitude informal e sem soar pretensiosa, e isso deve-se também à formação que tive na faculdade. Parte da vontade de escrever críticas vem do querer “tirar do peito” aquilo que mais gostei e o que mais me incomodou num livro/filme/peça de teatro, o que for; gostar de partilhar as minhas opiniões e ver o que as outras pessoas acham da mesma coisa; trocar ideias; debater ideias e opiniões.

 

Um bom livro para levar para a praia este Verão?

Joana: Ligeiramente tentador de Mary Balogh ou Ondas de Calor de Richard Castle, para quem aprecia mais o género policial com comédia, aventura e algum romance à mistura.

Carla: O que disse em relação aos filmes aplica-se também aos livros. Entro em Reading Slump com uma facilidade horrível, por isso, neste caso, mais do que com os filmes, depende mesmo muito do meu mood. Tão depressa levo um The Fault in Our Stars de John Green ou Harry Potter de J.K. Rowling como um livro sobre o Jack, The Ripper. Ultimamente tenho ando numa onde de Young Adult com Fantasia/Sci-Fi à mistura, por isso, actualmente, esse seria o meu tipo de livro para levar para a praia.

 

Se fossem para um lugar distante e só pudessem levar um filme convosco, qual seria?

Joana: O primeiro filme que me veio à cabeça foi o Harry Potter e a Pedra Filosofal, não fosse esse ser dos filmes que mais vejo em casa! Mas é difícil! Não pode ser levar UMA só estante com filmes?

Carla: Ui! Como assim só um? Não posso levar mais um ou outro escondido num sítio qualquer? Esta pergunta é terrível; é como perguntar a um pai/mãe qual é @ filh@ favorit@! Hm… Edward Scissorhands ou o Nightmare Before Christmas – não se nota nada que adoro Tim Burton, pois não?

 

Para terminar e com cinco meses ainda de filmes pela frente, qual é o filme que aguardam com maior expectativa?

Joana: Há vários mas talvez o Star Wars: O Despertar da Força. Acho que este filme deixa muita gente ansiosa porque as expectativas são tão grandes, gostamos tanto da saga que temos medo do que possam fazer com ela.

Carla: Hm… Eu quero ver tanta coisa. Mas acho que o filme, com estreia para este ano, que mais me entusiasma é The Hunger Games: Mockingjay – Parte 2, porque é o final de uma saga que gostei da adaptação e que conseguiu superar as minhas espectativas, uma vez que os livros, para mim, foram perdendo qualidade enquanto que com os filmes conseguiram manter-se ao mesmo nível.

Advertisements

2 Comments

  1. Olá Panda! Obrigada por nos teres escolhido! Eu sei que o comentário vem tarde (ainda que este post tenha sido visto logo na altura) mas ficámos muito contentes por esta interacção 🙂

    Beijinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s