Divertida-Mente (Inside Out) (2015)

Divertida-Mente (Inside Out) (2015)

Inside_Out_Logo

Inside_Out_Second_Poster

  • Realizado por: Pete Docter, Ronaldo Del Carmen
  • Com: Amy Poehler, Bill Hader, Lewis Black
  • 94 Minutos
  • English: british-flag

Depois de um longo período de espera, estava curioso para ver o resultado desta nova parceria entre a Disney e a Pixar, uma dupla que já nos deixou habituados a grandes filmes como Toy Story e Up! e que decidiu apostar num projecto deveras ambicioso. Representar algo que não existe fisicamente mas que, ao mesmo tempo, é parte de nós e parte da nossa natureza é um trabalho exigente que requer uma atenção muito especial, pelo que realizar um filme sobre as nossas emoções e tentar representar o efeito destas nas nossas acções é algo que nunca passou pela minha cabeça ser possível fazer, pelo menos na forma delicada e natural como isto é feito no filme. As crianças vão se divertir imenso e os mais crescidos vão se ver envolvidos numa montanha russa de emoções (literalmente) que representa um pouco de todos nós numa forma única e nunca antes vista. Divertida-Mente (Inside Out) é um daqueles filmes que nos deixa estupefactos sem nada menos agradável a referir… Um dos maiores triunfos da parceria Disney/Pixar que promete conquistar tudo e todos com personagens adoráveis e uma história simples, contada numa forma absolutamente genial.

Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – a Alegria, o Medo, o Raiva, a Repulsa e a Trizteza. As emoções vivem no Quartel-General, o centro de controlo no interior da mente da Riley, onde lhe dão conselhos para a vida quotidiana. À medida que a Riley e as suas emoções lutam por se adaptarem à nova vida em São Francisco, gera-se a confusão no Headquarters. Apesar de a Joy, a principal e mais importante emoção de Riley, tentar manter o pensamento positivo, as emoções entram em conflito sobre como melhor se deslocar pela nova cidade, casa e escola. [Disney/Pixar]

Representar num filme de 90 minutos a forma como os humanos são afectados pelas suas emoções e a forma como estas controlam as nossas vidas é um feito inacreditável por parte de uma dupla que nos introduziu a tantas grandes histórias. Divertida-Mente (Inside Out) é um filme que encanta pela forma natural como tudo é representado e não existe nada que faça negar este facto. As emoções são adoráveis, em particular a Tristeza, que está constantemente a provar a sua importância e a Alegria, uma personagem que transborda felicidade e que procura dar o seu melhor para tornar os dias de Riley mais agradáveis. A relação entre estas duas personagens que representam à primeira vista opostos, é o ponto de partida para uma viagem ao mundo da mente de Riley. Enquanto a Alegria procura manter as coisas numa perspectiva positiva, os eventos que ocorrem nesta mudança de hábitos e de casa requerem algo mais do que um sorriso e do que pensamentos positivos. Enquanto estas personagens viajam pela mente de Riley, somos convidados para uma aventura que nos leva a lugares como o seu subconsciente, a terra dos sonhos e descobrimos a forma como as memórias são criadas e destruídas, o que nos relemra o quão limitada é a nossa vida e sobretudo as nossas memórias. Nesta montanha-russa de emoções é impossível não ver parte da nossa vida por ali ou sentirmo-nos conectados/afectados por estas personagens adoráveis e pela forma como vemos o efeito das acções destas emoções na vida de Riley.

Divertida-Mente (Inside Out) está recheado de grandes momentos e conquista a nossa imaginação num mundo onde nada é impossível. A forma como aquelas pequenas e adoráveis personagens lidam com os problemas de Riley e a forma como as relações entre as pessoas são tratadas merece ser vista por todos os elementos da família, dos mais pequenos aos mais velhos. Não existe a mais mínima hipótese de sair desapontado numa história que nos encanta e que nos capta a atenção com detalhes que parecem ser são distantes mas que acabam por ser naturais para todos nós. Mais uma vez, a Disney e a Pixar reuniram-se para produzir um filme que acaba por ser muito mais do que um filme feito apenas para crianças. Divertida-Mente (Inside Out) foi feito com alma e coração e é um trabalho cativante que me surpreendeu do início ao fim… Um filme recomendado que entra directamente na minha lista de melhores filmes do ano não só pela sua história e potencial mas pela forma como me fez sentir nesta grande viagem.

stars_5



3 thoughts on “Divertida-Mente (Inside Out) (2015)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *