★★★, Português, Reviews
Comment 1

Estranhas Ligações (1999)

cruel-intentions-53b67d73699dfcruel-intentions-movie-poster-1999-1020232324

  • Realizado por: Roger Kumble
  • Com: Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon
  • 97 Minutos
  • English: british-flag

Depois de ver uma série de anúncios para o filme Estranhas Ligações de 1999, decidi dar uma oportunidade a esta história que aparentemente não passou despercebida a muita gente e ainda que não o recomende como um bom filme devo dizer que me surpreendeu de certa forma. Estranhas Ligações é um filme tão intenso e sensual que se torna quase impossível não nos sentirmos atraídos por toda aquela tensão que por ali paira. A forma como as personagens se relacionam é interessante e mesmo que a história não seja interessante por si só, a química entre Ryan Phillippe e Sarah Michelle Gellar foi suficiente para me manter entretido durante 90 minutos. Estranhas Ligações pode não entrar nas listas de favoritos mas tem material suficiente para ser relembrado como uma aventura intensa num mundo de sexo, drogas e mentiras enquanto vemos dois adolescentes a fazerem tudo o que querem simplesmente porque lhes dá prazer.

Sebastian Valmont é um adolescente, rico e snob. A sua posição social e o à-vontade com as mulheres permitem-lhe trocar de namorada frequentemente. Mas, depois de ter partido o coração a metade das raparigas de Nova Iorque, sente-se a perder o entusiasmo. Para a sua meia-irmã, Kathryn, a vida não corre tão bem. E com um gosto particular por jogos perigosos, Kathryn desafia Sebastian a seduzir a filha do novo diretor da escola antes do fim do Verão. Se ele conseguir, o prémio é uma oportunidade com Kathryn mas, se perder, terá que abdicar de algo que lhe é muito importante. [adaptado de AXN White]

kathrynSe me perguntarem qual é a melhor coisa deste filme, é provavelmente o facto de que 15 anos após a estreia continua a ser capaz de causar algum impacto ou pelo menos provocar os espetadores. Ainda que as interpretações não sejam assim tão boas, a tensão à volta do filme tem um grande peso ao julgar o filme. Um thriller sobre amor, traição, sexo e poder com uma relação particularmente interessante e difícil de interpretar. Kathryn e Sebastian são basicamente as personagens que adoramos odiar e enquanto via o filme tornava-se complicado não torcer pelo lado deles, ainda que isto pareça um pouco tolo de certa forma. A forma como brinca com os sentimentos de tudo e todos é odiável ao ponto que se torna interessante para ver ainda que não exista muito a acontecer na história. Sebastian tenta-se enrolar com a filha do diretor da escola, interpretada por uma jovem Reese Whiterspoon, que é basicamente o anjo e o símbolo de inocência neste filme. Enquanto tenta seduzi-la, Sebastian acaba por se apaixonar por ela (nada previsível!) o que provoca uma reação no mínimo peculiar de Kathryn. Como um thriller repleto de tensão sexual, Estranhas Ligações tem potencial para agradar aos espetadores mas a sua camada romântica acaba por não funcionar a seu favor, tornando-se impossível não reparar nas interpretações pouco inspiradoras ou no enredo medíocre.

Com tudo isto, o que eu posso dizer é que falta alguma coisa em Estranhas Ligações, mesmo que seja deveras interessante ver a forma como as personagens se relacionam umas com as outras. Como um filme direcionado claramente para uma audiência mais jovem, Estranhas Ligações não é a típica aposta segura que vemos nos dias de hoje. Tem algum humor, ainda que discreto e é um daqueles filmes em que se torna impossível não torcer pelos maus da fita. Contudo a razão que me levou a gostar um pouco mais do filme foi o facto de que mesmo com momentos românticos e previsíveis, tudo terminou da melhor forma possível, evitando alguns dos típicos clichés do género. Sim é previsível, as personagens são pouco desenvolvidas e existem diversos momentos pouco usuais que acabaram por simplesmente não funcionar para mim. Mas de uma forma geral, tem estilo, sensualidade e uma tensão sexual que faz com que esta experiência se torne um pouco diferente. Em Estranhas Ligações nada para além do amor e da sedução importa… Um jogo onde qualquer sinal de fraqueza é suficiente para declarar vitória. E a verdade é que enquanto Sebastian e Kathryn se envolvem neste jogo senti-me entretido. Resumidamente, Estranhas Ligações é um filme intenso que proporciona entretenimento aos espetadores onde podemos conhecer uma jovem e inocente Reese Witherspoon nas mãos de duas personagens peculiarmente diabólicas.

stars_11

Advertisements

1 Comment

  1. Pingback: Cruel Intentions (1999) | Panda's Choice

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s